A cidade de Porto Alegre está enfrentando a pior enchente de sua história, com o nível do lago Guaíba tendo chegado a 5,04 na manhã deste sábado (4), segundo medição realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Até então, o nível mais alto do Guaíba havia sido atingido na enchente de 1941. Na ocasião, a água chegou a 4,76 metros.
Para se ter ideia da gravidade da situação, o nível registrado neste sábado é superior ao dobro da cota de alerta para o lago, que é de 2,5 metros. A cota de inundação, por sua vez, é de 3 metros.
A prefeitura disponibilizou oito abrigos temporários para receber as pessoas que tiveram de deixar suas casas. De acordo com a administração municipal, quase 2.000 pessoas utilizaram esses espaços para dormir da noite de sexta-feira (3) para hoje. Além das pessoas, os abrigos receberam 136 animais de estimação.
Também neste sábado, um dique extravasou no bairro Sarandi, deixando a situação ainda mais complicada na zona norte da cidade, que já foi bastante castigadas pelos temporais. O prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu às pessoas da região que deixem suas casas.
Outro problema enfrentado pelos moradores da capital gaúcha é a falta de água. Três estações de tratamento estão sem funcionar na manhã deste sábado por causa dos alagamentos, informa o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae).
“A suspensão dos trabalhos se dá em razão do alagamento das estações de bombeamento de água bruta (Ebabs), que ficam localizadas na avenida Voluntários da Pátria e Padre Cacique, respectivamente. As Ebabs são as responsáveis pela captação da água para tratamento. Não há previsão de retomada da operação”, informa o departamento.
Veja os bairros que podem ficar sem água:
- ETA Moinhos de Vento: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.
- ETA São João: Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.
- ETA Tristeza: Ipanema, Pedra Redonda, Guarujá, Jardim Isabel, Espírito Santo, Praça Moema, Vila dos Sargentos, Serraria, Parque Bahamas e Jardim Verde Ipanema.
Comentários sobre este post