A formação de um ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai deve trazer instabilidades para Região Sul do Brasil nesta terça-feira (19). Há previsão para chuvas fortes e queda de granizo, além de rajadas de vento que podem chegar a 90km/h.
No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam a se espalhar ainda no período da manhã em todo o estado, persistindo ao longo do dia, de acordo com as informações do Climatempo.
Os ventos ganham força no decorrer do dia, com rajadas de até 70 km/h no interior gaúcho e de até 90 km/h no leste e litoral gaúcho. O destaque segue entre o noroeste, missões, região central, fronteira oeste, campanha e sul gaúcho, onde há risco para temporais com volumes mais expressivos e acompanhados por granizo já nas primeiras horas do dia.
Entre os vales, norte e costa doce, há risco de chuva forte seguida por raios. Porto Alegre terá chuva moderada entre a madrugada e início da manhã. Em Santa Catarina, as áreas de instabilidade vão se concentrar sobre o extremo oeste.
A circulação de umidade, no Sudeste, oriunda do oceano mantém a condição para chuva fraca a moderada no litoral sul de São Paulo. Nas demais regiões do estado paulista, em MG, no RJ e ES, o predomínio continua sendo de tempo firme.
Na Região Centro-Oeste, o processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria deve promover o desenvolvimento de instabilidades e a ocorrência de fortes rajadas de vento em parte de Mato Grosso do Sul.
Sobre a Região Nordeste, destaque para o risco de chuva forte no litoral de Sergipe e de Pernambuco. A circulação de ventos vindos do oceano, trazendo umidade, deve continuar espalhando as nuvens carregadas sobre parte da costa leste.
Já na Região Norte, a circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera deve contribuir para que a chuva permaneça restrita apenas em algumas áreas isoladas entre o Amazonas, Acre e Rondônia, com chance para pancadas isoladas de chuva ao longo da tarde.