Em meio ao inverno, uma onda de calor deve elevar as temperaturas no estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (20). O alerta é da Defesa Civil do Estado para o veranico dos próximos dias cinco dias.
Até sábado (23), a capital paulista deverá registrar valores entre 30°C e 33°C. A tarde mais quente do inverno está prevista para sexta-feira (22), com máxima em torno de 32°C. A última vez que São Paulo registrou temperaturas iguais ou superiores a 30°C foi no início de abril, quando os termômetros marcaram 31,8°C.
No interior de São Paulo, as máximas podem chegar a 33°C em Bauru e 37°C em São José do Rio Preto. Uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, favorecerá a entrada de ventos quentes vindos do norte e nordeste, mantendo o tempo aberto e ensolarado, de acordo com a previsão.
O órgão alerta que as condições previstas — tempo seco, baixa umidade e calor acima da média — aumentam significativamente o risco de queimadas.
Aumento das temperaturas no Brasil
Um veranico fora de época deve trazer temperaturas acima da média para diversas regiões do Brasil a partir desta semana. O fenômeno, previsto para durar pelo menos cinco dias, afetará principalmente as áreas entre o sul de Rondônia e o norte de Santa Catarina.
As temperaturas devem ficar de 3 a 5 graus acima do normal para a época do ano em grande parte dessas regiões. Na faixa que se estende do sul do Mato Grosso até o norte do Paraná, a elevação pode ultrapassar os 5 ºC acima da média.