O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta sexta-feira (15) a indicação do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
“O deputado Ricardo Ayres tem perfil moderado, respeitado por todos os campos políticos, e reúne as condições ideais para garantir uma apuração responsável e isenta, à altura da importância que este tema tem para milhões de brasileiros”, afirmou Hugo à CNN.
A comissão, formada por deputados e senadores, deve ser instalada na próxima semana. O presidente do colegiado será o senador Omar Aziz (PSD-AM).
Patrocinada por integrantes da oposição, a CPMI mira investigar os descontos ilegais na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas. O esquema foi revelado em 23 de abril após a Operação Sem Desconto da (PF) Polícia Federal e da (CGU) Controladoria-Geral da União.
“O Brasil vive um momento sensível, com denúncias que atingem diretamente a confiança da população no sistema previdenciário. É fundamental que a relatoria seja conduzida por alguém com serenidade, capacidade de diálogo e compromisso com a verdade”, declarou Hugo.
No X (antigo Twitter), ao anunciar a escolha de Ayres, o presidente da Câmara desejou um “bom trabalho” para os parlamentares da CPMI. O colegiado será composto por 15 deputados e 15 senadores titulares e igual número de suplentes.
“Anuncio que o relator da CPMI do INSS será o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Desejo a ele, ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) e a todos os integrantes um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país”, disse.