Nesta terça-feira, 30, gestores públicos e comunidade em geral participaram da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como tema central de discussão o “Cenário atual e o futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento, que teve o apoio do Prefeitura de Palmas, aconteceu no auditório da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso e foi convocado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) juntamente com a Secretaria de Cidadania e Justiça e o Governo do Tocantins.
“Aqui foram debatidas as políticas públicas acerca do cidadão tocantinense com deficiência, bem como a real situação de cidadania e acessibilidade que são ofertadas em todos os municípios, não apenas na Capital. É muito importante estarmos juntos nesta construção de um estado mais inclusivo e acessível”, destacou a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial de Palmas, Cleizenir dos Santos. Durante a conferência também foram debatidos temas como o financiamento de políticas públicas para pessoas com deficiência, estratégias para manter e aprimorar o controle social, a participação e a interação interseccional dessas pessoas.
Também compuseram a programação do evento apresentações culturais dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com o Coral Educarte, e apresentações de dança. Os assuntos debatidos na Conferência Estadual serão debatidos também na etapa nacional do evento que acontece entre os dias 14 e 17 de julho, em Brasília (DF).
Comentários sobre este post