Resultado da constante atuação da Prefeitura de Palmas com políticas públicas voltadas aos fazedores de cultura da Capital, será realizado, gratuitamente, neste sábado, 16, na Praça Joaquim Maracaípe em Taquaruçu, o 3º Festival Brega Roots, no núcleo da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Casa da Cultura Professora Maria dos Reis.
O evento gratuito terá início às 9 horas com oficinas de dança e shows musicais de diferentes ritmos amazônicos, com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs).
As oficinas de dança serão divididas em dois momentos. A primeira será a ‘Ritmos do Norte’, das 9 às 11 horas, na área interna da Casa da Cultura, com a professora amazonense Josely Nunes, que vai abordar os compassos do boi, carimbó e ciranda. Por fim, no mesmo local, mas das 14 às 16 horas, a professora Ana Célia, do grupo tocantinense Quilombo Barra da Aroeira, vai ministrar a oficina ‘Maculelê’.
Pluralidade rítmica
Dentro da proposta de promover uma reflexão sobre a interculturalidade da região amazônica e suas potências, o evento contará com shows que vão oferecer ao público uma pluralidade de ritmos que vai do reggae roots ao brega; do capoeboicongo ao carimbó e à cumbia; dentre outros.
Os shows vão acontecer no Redondo, anexo externo da Casa da Cultura, ainda na praça, a partir das 19 horas; e vão se apresentar por lá os tocantinenses DJ Gaby Grammont; Mestre Wetemberg; Magoo e o Bando Urtiga; Moia Cumbia; e Manin dos Teclados; além do maranhense Léo Alves. O festival possui um canal oficial no Instagram: @bregarootsfestival.
Acessibilidade
Segundo os realizadores, a inclusão plena do público PCD na programação será garantida com monitores de acessibilidade e de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras); assim como a disponibilidade de espaços específicos para cadeirantes e para quem tenha mobilidade reduzida.
Fomento à cultura
A realização do 3º Festival Brega Roots foi viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Denis Rocha