A Academia Brasileira de Letras (ABL) elege, nesta quinta-feira (10), o sucessor ou sucessora do jornalista Cícero Sandroni, acadêmico que ocupava a cadeira n.º 6 e que morreu em junho deste ano.
As eleições para decidir o próximo membro efetivo da ABL terão início a partir das 16h no Petit Trianon, sede da instituição localizada no Rio de Janeiro.
A expectativa é que o processo de eleição dure cerca de 30 minutos, com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RJ para a ocasião.
Estão inscritos como candidatos:
- Milton Hatoum
- Eduardo Baccarin-Costa
- Cezar Augusto da Silva
- Antônio Campos
- Paulo Renato Ceratti
- Angelos D’Arachosia
Cícero Sandroni, antigo ocupante da cadeira n.º 6 da ABL, morreu em 17 de junho deste ano, aos 90 anos. Ele fazia parte do quadro de membros desde 2003 e chegou a ser presidente entre 2007 e 2009.
Ele morreu em sua casa, de choque séptico causado por infecção urinária. O jornalista também enfrentava a doença de Alzheimer.
O escritor e jornalista se destacou na luta contra a censura durante a ditadura militar, sendo um dos organizadores do Manifesto dos Mil, em 1976, documento assinado por intelectuais como Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Hélio Silva, e outros.