Sonhando com o sexto título da Libertadores, o Peñarol recebeu o Racing, na noite desta terça-feira (12), no Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai, pela partida de ida das oitavas de final, e venceu por 1 a 0.
O único gol da partida saiu aos 32 minutos da etapa final. Diego García lançou na área, Arezo escorou de peito, e Terans chegou desviando de cabeça para fazer o tento que garantiu o triunfo mandante.
Entenda como foi Peñarol e Racing!
Até isso acontecer, porém, muita coisa se passou, especialmente na reta final do primeiro tempo. Aos 35 minutos, Martinera marcou para os visitantes em bela finalização, mas Solari, no início da jogada, estava impedido, o que anulou o lance.
Logo depois, aos 36, o Racing viu Adrián Martínez ser expulso por chutar a cabeça de Maxi Silvera. Entretanto, após longa análise no VAR, o árbitro brasileiro Raphael Claus voltou atrás por entender que o jogador carbonero abaixou muito e, por isso, acabou sendo atingido com força.
Curiosamente, pouco antes do intervalo, aos 43, o próprio Maxi Silvera carimbou o travessão após finalização de dentro da área. Até o gol da vitória carbonera, o segundo tempo não teve grandes emoções, e parecia até que o empate permaneceria até o fim do confronto.
Como fica o confronto entre Peñarol e Racing pela Libertadores?
O duelo de volta acontecerá às 21h30 da próxima terça-feira (19), em El Cilindro, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires, na Argentina. Como gol fora e melhor campanha não são critérios de desempate, os carboneros precisam de um empate para avançar para as quartas de final.
Os alvicelestes precisam vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga — caso devolvam a vantagem mínima, o classificado será definido nos pênaltis. Aliás, o clube que passar, cabe destacar, já sabe que enfrentará Vélez Sarsfield ou Fortaleza na próxima fase — no Castelão, houve empate sem gols.