Adrielly Calixto/Governo do Tocantins
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Operação Shamar, realizou na noite da última segunda-feira, 11, uma ação educativa no Instituto Educacional Santa Catarina (IESC FAG), em Guaraí, voltada aos estudantes do curso de Psicologia. A atividade foi ministrada por policiais civis e por um policial militar da Diretoria do Sistema Integrado de Operações (SIOP), com o objetivo de aprofundar o debate sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, seus impactos emocionais e sociais, além de orientar sobre os canais de denúncia e acolhimento disponíveis.
Com participação ativa dos acadêmicos, a palestra passou a integrar a programação de uma disciplina extracurricular, ampliando o espaço de reflexão e estudo sobre o tema. A iniciativa reforça a importância de inserir o debate sobre violência de gênero no contexto universitário.
O delegado Anderson Casé, coordenador estadual da Operação Shamar, destacou que a parceria com instituições de ensino potencializa o alcance das ações preventivas. “A presença da Operação Shamar dentro de uma universidade demonstra que o combate à violência de gênero vai além da repressão policial. É na formação acadêmica que podemos despertar nos futuros profissionais o olhar atento para identificar vítimas.”, afirmou.
A Operação Shamar 2025 é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública, e tem como foco ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.