Na manhã desta segunda-feira, 11, o presidente da Câmara, Max Fleury, e vereadores receberam o empresário do ramo de cosméticos, Raphael Borba, e sua mãe, Lúcia Borba. Os dois receberam moção de aplausos pela empresa Dal Cotone, que iniciou-se em Araguaína e hoje está em 20 estados e fora do país.
O presidente da Câmara, Max Fleury, autor da moção para o empresário, em sua fala, destacou o orgulho de receber um grande empresário araguainense, “com trajetória de sucesso, e o meu desejo de mantê-lo e à sua família em Araguaína, sua mãe ainda reside aqui e Raphael teve que sair para a expansão dos negócios. Vamos apoiá-lo na abertura da primeira indústria de cosméticos do Norte do país e ressalto a importância de valorizar o setor privado e oferecer oportunidades para que as pessoas possam trabalhar e contribuir com emprego e renda no nosso município”.
O empresário Borba afirmou sentir-se acolhido em Araguaína após reunião com o presidente Max e vereadores durante a sessão e agradeceu o reconhecimento com a moção. “A Dal Cotone atua em 20 estados do Brasil, além de ter operações na cidade de Kissimmee nos Estados Unidos e estar expandindo para Portugal. Manifesto o desejo de investir mais na cidade onde comecei, trazendo fábrica, centro de distribuição, convenções e ampliando o escritório local. Ressalto a confiança e sucesso deste projeto com o apoio do Max e dos demais parlamentares e o orgulho de manter a empresa ligada a Araguaína”.
Ainda durante a sessão, os vereadores receberam a visita do deputado estadual, Gipão, do presidente do Naturatins, Cledson da Rocha, e do vice-prefeito licenciado e presidente do Mineratins, Israel Guimarães, e do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína, Joaquim Quinta Neto. Dentre as pautas discutidas, o plano de manejo das águas, onde haverá convênio entre vários órgãos, prefeitura e governo para execução.
Recém-empossado, Israel Guimarães destacou: “Estarei representando o Estado do Tocantins para zelar pelos bens do subsolo e atrair novos investimentos ao Tocantins”.
Projetos aprovados
Foram votados, em votação única, o decreto de número 17/25, que fortalece a democracia e a participação cidadã, assegurando às pessoas naturais e jurídicas o direito fundamental de acesso à informação pública. E o decreto número 12/25, que regulamenta, no poder legislativo municipal, procedimentos para garantia do acesso à informação conforme disposto na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
Foi votado também, com votos da maioria dos vereadores, em segunda votação, o projeto do vereador Renatim Este Sim, que reconhece a vaquejada, o rodeio e o laço como práticas desportivas, elevando-as à condição de manifestação cultural e patrimônio imaterial de Araguaína.