Na manhã desta terça-feira, 12, o secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Bruno Azevedo, ministrou uma palestra de conscientização sobre os riscos do uso de drogas para estudantes do 1º e 2º ano do Colégio Estadual Dom Alano, em Palmas. A participação da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) integra as atividades realizadas na comunidade escolar, com o objetivo de orientar e fortalecer escolhas saudáveis entre os jovens.
Durante a apresentação, o secretário exemplificou as tipificações previstas na legislação para o uso e tráfico de entorpecentes, explicou as diferenças entre as substâncias ilícitas e destacou os efeitos nocivos causados por cada uma delas. Também foram abordadas as consequências sociais e legais do envolvimento com drogas, além do reforço à importância do diálogo entre escola, família e órgãos de segurança.
A estudante Maria Clara Santos Farias, 16 anos, aluna do 1º ano do Colégio, destacou a relevância da palestra para ampliar o conhecimento dos jovens sobre o tema. A estudante explica que, infelizmente, muitas pessoas jovens acabam fazendo uso de drogas e que ações como essa são fundamentais para alertar os estudantes sobre os riscos e para que eles possam reconhecer as substâncias e evitá-las. “Eu acho importante porque a gente passa a ter mais conhecimento. Infelizmente muita gente acaba usando, principalmente as pessoas mais jovens. Com isso, essa palestra serve para alertarmos sobre a situação, até mesmo para sabermos como são as substâncias, para que assim possamos evitá-las”, informa.
A palestra abordou os impactos negativos das drogas na saúde física e mental dos jovens, além dos efeitos prejudiciais para a vida social e o rendimento escolar, além de apresentar os desafios vividos por pessoas usuárias de substâncias ilícitas.
O professor, Rodrigo Fernandes, ressaltou a importância da palestra para os estudantes, destacando o papel da ação na conscientização sobre o uso de drogas. “A importância dessa palestra é que ela motiva, orienta e também serve como um alerta. A gente sabe que nossos jovens têm acesso a drogas ilícitas, e é fundamental mostrar os malefícios disso. Uma palestra como essa vem para somar de forma positiva e traz um ponto realmente esclarecedor não só para a nossa comunidade escolar, mas para todos ao nosso redor”, destaca.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressaltou a importância da prevenção e da conscientização como bases fundamentais para afastar os jovens do consumo de substâncias ilícitas. “É essencial que os jovens compreendam os riscos envolvidos no uso dessas substâncias e que tenham acesso a informações claras e confiáveis. A conscientização não apenas fortalece a capacidade de resistência às pressões externas, mas também promove escolhas responsáveis que refletem em um futuro saudável e produtivo. Nosso compromisso é oferecer suporte e orientação para que cada jovem possa construir um caminho longe dos perigos das drogas”, explica.
O diretor do Colégio Estadual Dom Alano, Gean Reis, destacou a importância da palestra para a conscientização dos estudantes sobre os riscos do uso de drogas, ressaltando que a atenção às atitudes pessoais é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar das famílias, especialmente diante dos desafios atuais.