A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) realizou fiscalização em 24 praias do Tocantins, em 20 municípios diferentes, durante a temporada de praias 2025, no mês de julho. A fiscalização busca garantir anualmente o uso regular e legal das áreas de domínio da União, em especial nos rios Tocantins e Araguaia.
“A SPU realizou fiscalizações nas praias do Tocantins visando coibir ocupações irregulares, assegurar o cumprimento das normas vigentes e orientar os gestores municipais quanto à necessidade de autorização prévia para utilização dessas áreas, especialmente durante o período de temporada. As fiscalizações também verificaram a existência de placas informativas, condições de acessibilidade e preservação ambiental, contribuindo para a gestão eficiente e sustentável do patrimônio público federal”, afirmou o superintendente da SPU/TO, Edy César.
Durante a fiscalização, a equipe verifica ainda se essas ocupações e praias possuem a permissão de uso da SPU/TO e de outros órgãos, tais como Bombeiros e Naturatins, que asseguram a correta execução do evento e a segurança dos banhistas. Até o início da temporada de praias, a SPU/TO recebeu solicitação de 72 praias do Tocantins, destas 63 estavam regulares, aptas para o período de praias; as demais precisariam se ajustar dentro das normas vigentes.
Temporada de Praias
Este período de praias, em junho e julho, é um grande marco para o estado do Tocantins. Proporciona aos moradores e visitantes das praias do rio no Tocantins, turismo local e contribui para o impulso econômico das comunidades próximas das atrações turísticas.
“A SPU tem esse papel de extrema importância para gerar ambientes seguros para a população e para o meio ambiente, e, além disso, contribui para a economia local. Assim, todos ganham, a União, a fauna e flora, os turistas e a comunidade do Tocantins”, reforça Edy César.