Danilo Rodrigues/Governo do Tocantins
O secretário de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins, Nilomar Farias, cumpriu agenda institucional em Gurupi e Cariri, no sul do Tocantins, na terça-feira, 5. As visitas e reuniões estratégicas tiveram como foco o fortalecimento da gestão nas unidades dos Sistemas Penal e Socioeducativo.
“Nosso objetivo é valorizar os profissionais, aproximar a gestão das unidades e garantir um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente, tanto para os adolescentes quanto para os servidores que atuam nesses espaços”, destacou o secretário Nilomar Farias.
A agenda teve início em Gurupi com a entrega da reforma da Unidade de Semiliberdade Masculina (USL Sul), espaço destinado à execução de medidas socioeducativas. A reestruturação da unidade integra as ações do Governo do Tocantins voltadas à melhoria das condições físicas e funcionais dos equipamentos públicos adequados ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas e aos servidores.
“A reforma foi realizada por meio de uma parceria entre a Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gurupi (CMDCA), com o objetivo de revitalizar completamente a unidade. A iniciativa trouxe benefícios diretos tanto para os adolescentes em cumprimento de medida quanto para os servidores que atuam no local”, concluiu a superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda.
Em seguida, o secretário esteve no Centro de Internação Provisória Masculino de Gurupi (Ceip Sul), onde visitou as dependências da unidade, conversou com servidores e conheceu mais de perto a estrutura e os serviços ofertados no local. A visita institucional foi seguida da primeira reunião de gestão entre o titular da pasta e os chefes das unidades do sistema socioeducativo do Tocantins.
A agenda também incluiu uma visita à Unidade de Tratamento Penal de Cariri. No local, o gestor avaliou a estrutura física e tratou sobre um projeto de revitalização de uma ala desativada da Unidade, além da conclusão da sala de aula do Canil Escola, que atende policiais penais do Núcleo de Operações com Cães (NOC).
Para o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Marconi Cardoso “o principal desafio é garantir a melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos às pessoas privadas de liberdade e seus familiares. A expectativa é trabalhar com compromisso, diálogo e responsabilidade, buscando sempre um sistema mais humano, justo e eficiente”, salientou.
Fechando os compromissos no sul do Estado, o secretário participou de uma reunião com a prefeita de Gurupi, Josi Nunes. O encontro teve como pauta o fortalecimento da parceria institucional e a discussão de demandas específicas das áreas penal e socioeducativa.