Com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) realizou abertura da Campanha Agosto Dourado, na terça-feira, 05. O tema escolhido busca mostrar a importância da amamentação para a mãe e bebê, e incentivar o apoio e responsabilidade da família, profissionais da saúde e sociedade. Durante a campanha serão realizadas palestras, reuniões, oficinas, rodas de conversas, e cursos de norte a sul do Estado.
Compareceram no evento do HMDR, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO); Rotary Club de Palmas; Sociedade Tocantinense de Pediatria (STP); Comitê de Prevenção de Óbito Materno, Fetal e Infantil (CEPOMFI); Rede do Banco De Leite Humano no Tocantins (rBLH/TO). O evento também contou com a presença da banda de música do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizada da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO).
“Deixo aqui a minha gratidão pelo trabalho de excelência que cada um de vocês desenvolvem aqui no Banco de Leite do Dona Regina. É muito importante entregar um trabalho digno para a nossa sociedade. Minha esposa já foi acolhida aqui por causa de uma situação com a amamentação e foi muito bem atendida, saio daqui satisfeita. Então, que nesse agosto dourado nós continuemos com força, acreditando no nosso trabalho e no que é necessário e melhor para a saúde da mãe e do bebê”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
A lactante, Patrícia Vieira participou do evento e na ocasião também amamentou o filho Samuel. “Eu vim de Dianópolis com o meu bebê, para uma consulta de acompanhamento aqui no Dona Regina. Acho muito importante e especial a amamentação, meu filho tem cinco meses e gosta muito desse momento. Para mim sempre foi fácil amamentar, e eu apoio sim o agosto dourado principalmente porque ajuda também outras mães que não podem amamentar”.
Segundo a coordenadora do BLH/HMDR, Walkíria Pinheiro, “é uma alegria muito grande realizar mais uma abertura da campanha agosto dourado, são 25 anos fazendo esse evento porque entendemos a importância que tem a amamentação na saúde da mãe, do bebê e da família. Precisamos trabalhar o aleitamento materno porque as mulheres precisam de muito apoio, não é responsabilidade só delas, é responsabilidade de todos nós para que uma mãe consiga amamentar o seu bebê. Então é uma alegria muito grande estar aqui, contar com todos os parceiros, Secretaria e servidores aqui na abertura porque não fazemos nada sozinhos, a gente sempre faz junto, e juntos nós somos fortes”.
“Eu quero agradecer a presença de todos e parabenizar a equipe que está envolvida e compromissada nessa missão do agosto dourado. Quero aproveitar para convidar cada um para incentivar e fazer parte dessa corrente de cuidado com a vida, que é a valorização da amamentação, alimento valioso para o bebê. É muito gratificante dar início às ações do agosto dourado com toda essa dedicação”, afirmou o diretor do HMDR, Fernando Pinheiro de Melo.
A campanha
No Brasil a campanha de Agosto Dourado é instituída pela Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017. A cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o leite materno um “alimento de ouro”.
Doação
Quando a amamentação não pode ser realizada por algum motivo, a mãe e o bebê podem ser apoiados por outras mães, que estão possibilitadas a fazer doação de leite materno. Interessadas em ajudar com a doação de leite materno, podem obter mais informações nos contatos: (63) 3027-5083 e 3027-5120.
Dados
Dados dos Bancos de Leite e Postos de Coleta do Estado apontam que, entre 2006 a julho de 2025 no Tocantins foram realizados mais de 209,721mil atendimentos em grupo; 554,830 mil atendimentos individuais e mais de 66,790 mil visitas domiciliares. Foram acolhidas 40,117 mil doadoras de leite humano e beneficiados mais de 31,800 mil bebês, com 40,587 mil litros de leite humano coletados nos bancos de leite e domicílios. No total, 27,493 mil litros de leite humano foram distribuídos aos bebês internados nas unidades de saúde do Tocantins.
Entre janeiro e junho de 2025 foram atendidas no Banco de Leite Humano (BLH/HMDR), 11.702 mães; 411 bebês receberam doação de leite humano; e 1.294 litros de leite foram doados nesses meses.