A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta terça-feira (5), uma operação contra uma organização criminosa especializada na falsificação de medicamentos anabolizantes e emagrecedores. Porém, o que chamou a atenção foi como os policias descobriram o funcionamento do esquema criminoso.
De acordo com as informações, os investigadores do caso se passaram por clientes para constatar a fraude promovida pela empresa clandestina alvo da operação. Além disso, foi feita uma quebra de sigilo das redes sociais e da conta bancária da empresa.
As equipes que participaram da descoberta acompanharam as atividades dos criminosos por cerca de um ano. As investigações apontam que os suspeitos movimentaram R$ 25 milhões com a atividade ilegal nos últimos cinco anos.
De acordo com a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública), a quadrilha produzia e comercializava os medicamentos sem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de uma empresa clandestina.
Os produtos eram vendidos diretamente a pessoas físicas, sem a exigência de receita médica.
Após a descoberta, foram expedidos pela Justiça 85 mandados de busca e apreensão e outros 35 de prisão temporária.
Somente no estado de São Paulo, são cumpridos 57 mandados em cidades como a capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto, com apoio de todos os departamentos de Polícia Judiciária da região.
As demais ordens judiciais são cumpridas nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.
Até o momento, mais de 20 suspeitos foram capturados. A operação segue em andamento.