O escritor português e colunista da CNN José Manuel Diogo participa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta sexta-feira (1º), com seu livro recém-lançado “Uma Geografia Poética” – que explora o diálogo entre Brasil e Portugal na literatura em língua portuguesa.
Diogo marca presença em dois eventos na cidade litorânea. Às 14h, na Casa Portugal, ele divide a mesa “Autores em dupla fronteira: escrever e circular a língua” com Fernando Rinaldi, sob moderação de Fernando Mattar.
Os dois vão falar sobre os caminhos de circulação da literatura em língua portuguesa, desde a escrita até os mecanismos de difusão e tradução que fortalecem as relações culturais entre Brasil e Portugal.
Às 20h, o autor também estará na Casa Gueto para uma sessão de autógrafos de seu novo livro “Uma Geografia Poética”, lançado pela editora Patuá.
A obra, que teve pré-lançamento n’A Feira do Livro, em São Paulo, marca sua estreia na ficção científica, ao retratar encontros imaginados entre poetas reais que moldaram a língua portuguesa. O livro imagina diálogos entre Fernando Pessoa e Camões, Drummond e Bandeira, Adélia Prado e Maria Teresa Horta, Almada Negreiros, Vinícius de Moraes, entre outros.