Estão abertas até 3 de agosto as inscrições para a segunda edição da Escola de Programação Web para Meninas e Mulheres, iniciativa gratuita e on-line promovida pelo Grace (Grupo de Alunas de Ciências Exatas), do ICMC-USP (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo), em São Carlos.
Voltado a pessoas que se identificam como mulheres cis, trans ou não binárias, o programa busca ampliar o acesso à tecnologia entre estudantes e iniciantes na área. Podem participar alunas do Ensino Fundamental 2 (8º e 9º anos), do Ensino Médio ou quem já concluiu a educação básica e deseja iniciar uma formação em programação. As interessadas podem se inscrever gratuitamente pelo site.
Com início marcado para 17 de agosto e encerramento previsto para dezembro de 2025, o curso terá duração de cinco meses, com aulas gravadas e monitorias semanais conduzidas por universitárias da USP. Entre os conteúdos abordados estão lógica de programação, introdução à linguagem Python, HTML, CSS, banco de dados e o uso do framework Streamlit.
Acesso a tecnologias
A iniciativa tem como objetivo cobrir a lacuna da participação feminina na área, ressalta a professora do ICMC e coordenadora do curso, Lina Garcés .“Queremos incentivar que elas conheçam essas tecnologias, saibam programar e se insiram no mercado, que está abrindo muitas oportunidades e com salários muito bons. A ideia é que mais meninas tenham a chance de acessar essas vagas de emprego”, explica.
Ao todo são oferecidas 130 vagas: 100 destinadas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio e 30 para quem já concluiu o Ensino Médio. Entre os critérios de participação, as interessadas devem ter acesso à internet, a um computador ou notebook e possuir uma conta de e-mail no Gmail.
Além disso, no momento da inscrição, é necessário enviar um vídeo curto de motivação para participar da formação. A prioridade será dada a alunas e egressas de escolas públicas. O resultado será divulgado no dia 12 de agosto, com prazo para confirmação da vaga até o dia 14.