O governador do Pará, Helder Barbalho, reforçou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (25), que o Brasil precisa buscar o diálogo, principalmente com os Estados Unidos, em meio a um cenário de incerteza e tensionamento.
“O Brasil precisa buscar o diálogo com todos, buscar conversar com os Estados Unidos à exaustão. Buscar conversar com outros países, que tenham papel comercial significativo na relação comercial, para diminuir a dependência”, afirmou.
Sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros, Barbalho disse que o estado do Pará tem menos impacto, já que depende mais da relação com a China.
“Mesmo assim, temos dialogado com o setor do alumínio, ferro e também madeira, que são os principais setores que tem relação com os Estados Unidos, para encontrar soluções que diminuam os impactos”, acrescentou.
Por outro lado, o governador ainda pontuou a necessidade de solucionar a questão das importações, já que o Pará importa produtos de consumo local dos EUA.
“Tudo requer serenidade e busca de diálogo, ao mesmo tempo que preservamos a soberania nacional, para equilibrar este momento de tensionamento”.
Helder Barbalho também falou sobre a COP30 e disse que espera a representação dos Estados Unidos no evento – que irá ocorrer no final deste ano em Belém -, mesmo após a saída do país do Acordo de Paris.
“Os Estados Unidos continua membro da Conferência das Nações Unidas para o Clima, apesar de terem saído do Acordo de Paris, e desejamos que os Estados Unidos estejam representados”, disse Barbalho.
Ele ainda reforçou a importância, também, da participação de estados dos EUA, como a Califórnia, e das companhias privadas norte-americanas.