O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, foi eleito membro do conselho fiscal da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A eleição se deu após a realização da 4° Assembleia Geral Extraordinária da Aesbe, ocorrida em Natal, Rio Grande do Norte, durante o 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais, nesta quinta-feira (17).
Com pouco mais de cinco meses à frente da Autarquia que é responsável pelo abastecimento em 44 municípios tocantinenses, o gestor ocupará um lugar de destaque que elevará a posição do estado nas discussões sobre a Universalização do Saneamento Básico no país.
Durante sua breve gestão na ATS, Pedro Cardoso executou ações que melhoraram a qualidade dos serviços prestados pela Agência e impactaram diretamente a vida de milhares de tocantinenses de forma positiva.
“É uma grande honra poder representar o estado do Tocantins nas grandes e importantes discussões sobre o saneamento público como membro do conselho fiscal e consequentemente da nova mesa diretora da AESBE. Como membro efetivo da nova diretoria, além do nosso papel de fiscalizar os atos administrativos e fiscais da nova gestão, poderemos discutir e trocar experiências para poder levar para o Tocantins as melhores soluções no que diz respeito aos avanços na área do saneamento rumo à universalização. Estamos preparados para essa nova etapa e atentos às determinações do nosso governador Wanderlei Barbosa para poder cada vez mais levar qualidade de vida ao povo tocantinense”, ressaltou o presidente da ATS.
Conselho Fiscal
Além do presidente da ATS, também foram eleitos como membros do conselho fiscal da AESBE o titular da Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal), Luiz Cavalcante Peixoto Neto para ocupar o cargo de presidente e Luciano Goes, da Companhia de Saneamento do Sergipe (DESO), Luciano Goes.
Mesa Diretora
Ainda durante a 4° Assembleia Geral Extraordinária, o presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, foi eleito como novo presidente da Aesbe. A escolha marca o início de uma nova gestão, com foco na continuidade das ações institucionais e no fortalecimento do papel das companhias associadas na universalização do saneamento básico no Brasil.
Marcos Aurélio Alves Freitas, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), foi eleito vice-presidente nacional da Aesbe. Os eleitos assumem a gestão da Aesbe em um cenário desafiador, que exige engajamento técnico, articulação política e compromisso com a inovação no setor. A eleição foi celebrada pelas associadas como uma demonstração de união e maturidade institucional.
Também foram eleitos os vice-presidentes regionais e os membros do conselho fiscal, sendo eles: vice-presidente Nordeste I: Neuri Freitas (Cagece); vice-presidente Nordeste II Gildeone Almeida (Embasa); vice-presidente Centro Oeste Ricardo Soavinski (Saneago); vice-presidente Norte Cleverson Brancalhão (Caerd); vice-presidente Sudeste Aguinaldo Ballon (Cedae); vice-presidente Sul Wilson Blay (Sanepar); presidente do Conselho Fiscal Luiz Neto (Casal); conselheiro Pedro Cardoso (ATS) e conselheiro Luciano Gois (Deso).