O Parque da Cidade, um dos principais espaços que receberão atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), inaugurou nesta quinta-feira (17) a nova etapa do complexo: a Esplanada das Fontes.
O espaço foi pensado especialmente para proporcionar lazer e bem-estar às crianças, com uma área molhada repleta de atrações interativas.
O novo atrativo do parque é composto por diversos jatos d’água, escorregadores, toboáguas e piscinas rasas com profundidade de até 50 centímetros, além de baldes temáticos em formato de coqueiros e chuveiros no estilo cogumelo.Play Video
“A Esplanada das Fontes é uma opção de lazer gratuita, segura e divertida para as crianças de Belém e de toda a região metropolitana. Essa estrutura faz parte do Parque da Cidade, que também será palco das discussões ambientais durante a COP30. Estamos preparando Belém para receber o mundo com qualidade e inclusão”, afirmou Helder Barbalho (MDB), governador do Pará.
Estrutura e segurança
Voltado para crianças de até 12 anos, o espaço exige o uso obrigatório de roupas de banho e, no caso de crianças que utilizam fraldas, é necessário o uso de fraldas impermeáveis.
A entrada na área molhada só é permitida com o acompanhamento de um adulto maior de 18 anos ou responsável legal.
A segurança no local é reforçada por uma equipe composta por cinco bombeiros e dois salva-vidas, que atuam em regime de revezamento.
Monitores treinados orientam os visitantes e garantem o cumprimento das regras de uso. Veja abaixo as regras principais para uso da Esplanada das Fontes:
- Uso obrigatório de trajes de banho;
- Crianças com fraldas devem usar fraldas impermeáveis;
- Proibido comer ou beber na área molhada;
- Proibido entrar com brinquedos grandes ou objetos cortantes;
- Não é permitida a entrada de pets;
- Evitar correr ou empurrar outras crianças;
- Seguir sempre as orientações dos monitores.
Parque da Cidade e a COP30
O Parque da Cidade será uma das áreas centrais da Green Zone da COP30, funcionando como ponto de encontro para experiências educativas, culturais e de lazer, acessíveis à população e aos visitantes.
Localizado em uma das regiões mais estratégicas da capital paraense, o espaço foi totalmente revitalizado para abrigar eventos paralelos, exposições, atividades ambientais e fóruns comunitários voltados às questões climáticas.
A Esplanada das Fontes ficará aberta ao público até o início de agosto, funcionando como uma prévia da infraestrutura que Belém está preparando para receber lideranças globais, pesquisadores e ativistas do clima durante a COP30, que ocorre em novembro.