O estado de São Paulo registrou 201.546 novas empresas no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados antecipados à CNN pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A abertura de CNPJs no estado cresceu 15,5% em comparação com o mesmo período de 2024, quando o estado registrou 174.501 constituições.
O resultado é o melhor da série histórica iniciada em 1998 e confirma, segundo a Secretaria, uma tendência de crescimento consistente no estado, reforçando o ambiente “cada vez mais favorável” ao empreendedorismo em São Paulo.
Para o presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, os dados “mostram que o Estado segue firme como motor do empreendedorismo brasileiro. Nosso compromisso é continuar modernizando e facilitando o processo de formalização para que cada vez mais empreendedores possam tirar suas ideias do papel com segurança e agilidade.”
Olhando para o saldo de empresas – diferença entre negócios que abriram e fecharam -, o estado também registrou avanço, com a marca de 123.934, salto de 22,12% ante o resultado de 101.483 registrado nos primeiros seis meses do último ano.
Quanto aos fatores que levam ao desempenho positivo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, elenca “boa logística, mercado consumidor robusto, ambiente de negócios favorável, entre outras características”.
“Estamos desburocratizando cada vez mais o processo de abertura, como determina o governador Tarcísio de Freitas [Republicanos], para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia.”