Dirigentes petistas ventilam a possibilidade de lançar a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), como candidata ao Senado por São Paulo no ano que vem.
Segundo fontes petistas, a ideia é fazer uma pesquisa para saber o potencial da ministra no estado e, depois, apresentar o resultado à direção executiva da legenda.
A avaliação no PT é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa de um palanque forte no maior colégio do Brasil e que a direita é favorita para vencer em São Paulo, com ou sem o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pela reeleição.
Em 2022, Simone Tebet ficou em terceiro lugar na disputa presidencial com cerca de 4,8 milhões de votos — o equivalente a 4,21% do total.
A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, revelou — e a CNN confirmou — que Tebet já foi sondada por lideranças do PT de São Paulo.
Tebet foi senadora pelo Mato Grosso do Sul. Alguns dirigentes petistas com quem a CNN conversou também querem convencer o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a disputarem a eleição no Estado para governador e Senado, respectivamente.