Ayo Edebiri, 29, conseguiu um feito que impressionou neste ano: foi indicada como “Melhor Atriz Principal em Série de Comédia” e por “Melhor Direção em Série de Comédia”, ambas por seu trabalho na série “The Bear”.
Seu trabalho agora indicado pelo episódio “Napkins”, parte do terceiro ano do show, também marca a estreia de Ayo na função de diretora. Na quarta temporada, que chegou ao público neste ano, ela assina pela primeira vez um roteiro de “The Bear”, pelo episódio “Worms”.
Essa não é a primeira vez que a produtora recebe indicações ao Emmy, depois de vencer em anos seguidos como “Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia” em 2023, e ser indicada como “Melhor Atriz Principal em Série de Comédia” em 2024, além de colecionar troféus como Sydney Adamu no Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards e Screen Actors Guild.
Apesar do sucesso de “The Bear”, a vencedora do Globo de Ouro tem uma carreira de mais de uma década no cinema, migrando entre funções como atriz, produtora, dubladora e roteirista. Desde 2023, ela integra o elenco recorrente de “Abott Elementary”, como irmã da protagonista, além de ter estrelado um capítulo da antologia “Black Mirror”.
Como voz, produção e escrita, ela coleciona extensas participações em “Big Mouth”, como a voz de Inveja em “Divertidamente 2”, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, “Mulligan”, e o filme e série de “Tartarugas Ninja: Histórias Mutantes”.
Nos cinemas, ela é protagonista da comédia sáfica “Bottoms”, “Loop Infinito” e o novo filme de terror da A24, “Opus”, ainda sem estreia nacional. Nesta quarta-feira (16), foi divulgado o trailer de seu novo filme, dirigido por Lucas Guadagnio e co-estrelado por Julia Roberts, “Depois da Caçada”.