A prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, promoveu palestra sobre a conscientização do Autismo para os alunos da Rede Municipal de Educação com tema: “Autismo, conhecer, compreender e respeitar”, com a Drª Rosângela Ferreira de Almeida, da UBS Dr. Quincas. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 25, no salão da Escola Municipal Antônio Benvindo da Luz.
Dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a SEMUS está promovendo durante todo o mês a campanha “Abril Azul”. O objetivo é: esclarecer, conscientizar e contribuir para o entendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA); combater o preconceito e a discriminação; promover inclusão e o acolhimento e estimular a busca por diagnóstico e a aceitação do transtorno pelo indivíduo e pelos que com ele convivem.
O autismo é descrito como transtorno do neurodesenvolvimento que faz com que a pessoa sinta e vivencie o mundo de uma forma diferente e única.
Na exposição, a Drª Rosângela esclarece que o TEA é classificado em níveis 1, 2 e 3. E para chegar ao diagnóstico são levados em conta alguns sinais, não manter contato visual; não atender quando chamado pelo nome; não usar brinquedos de forma convencional; fazer movimentos repetitivos sem função aparente; não falar ou não apontar para demonstrar o que quer; repetir frases e palavras em momentos inadequadas; entre outros.
Após a exposição da palestrante, o público estudantil assistiu apresentação teatral que trouxe temas relacionado do Autismo, de forma lúdica, interagindo com os alunos.
Para os alunos ter um entendimento melhor sobre Autismo, no final do evento, em depoimento, a Ragleide Alves e a professora Elaine Pereira Cardoso, compartilharam suas experiências como mães de filhos Autistas.