quarta-feira, 17 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Economia

Secretário da Fazenda critica governadores que comemoraram tarifaço

Da Redação por Da Redação
14/07/2025
em Economia
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello.

CompartilharCompartilhar

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou, nesta sexta-feira (11/7), que os governadores dos estados que podem ser impactados pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos precisam “construir uma saída, e não comemorar o ataque ao país”.

“São Paulo e Espírito Santo são estados que têm uma relação maior, do ponto de vista da exportação, com os Estados Unidos. Então, tendem a sofrer mais, o que, imagino, mobilize os setores produtivos e, espero eu, os governos dos estados a construir uma saída, e não comemorar o ataque ao país”, disse.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Divulgação

Fomentar a economia circular passa pelo fortalecimento de cooperativas

17/12/2025
Sede do Banco Central em Brasília — Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Copom indica pontos necessários para baixar taxa de juros. Saiba quais

17/12/2025

A declaração foi dada durante a apresentação do Boletim Macrofiscal de junho, divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE). No documento, a Fazenda revisou as expectativas para o crescimento econômico e a inflação do país.

Alguns governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo), vieram a público para criticar as tarifas de Trump. Mas nas declarações, eles optaram por culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Zema classificou o tarifaço como uma medida “errada e injusta”, mas criticou o que chamou de “intromissões” de Lula em assuntos dos Estados Unidos.

“Há tentativas de censurar a oposição a Lula nas redes sociais de acabar com a nossa liberdade de expressão. O STF, estamos vendo, já passou dos limites. As provocações em intromissões de Lula em assunto dos Estados Unidos são lamentáveis, mas esses erros e essas injustiças não devem ser consertadas com mais injustiça e erro”, declarou ele.

Por outro lado, Tarcísio foi mais incisivo e responsabilizou o presidente Lula pelas tarifas impostas pelo governo de Trump.

Nas redes sociais, o governador escreveu que “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado”. O governador disse que “não adianta se esconder atrás do Bolsonaro”, pois “a responsabilidade é de quem governa”.

Tarifa de Trump não deve afetar o PIB

O Macrofiscal é um relatório bimestral responsável por divulgar as projeções de curto e médio prazo para os indicadores de atividade econômica e de inflação, utilizados no processo orçamentário da União.

A SPE ressaltou que as projeções ainda não consideram os impactos potenciais da elevação na tarifa de importação dos Estados Unidos para o Brasil de 10% para 50%. A pasta entende que o impacto da medida deve ser concentrado em alguns setores da indústria de transformação, mas acredita que o “tarifaço” terá pouca influência na estimativa de crescimento em 2025.


Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro

  • Trump tem ameaçado o mundo com um tarifaço e dá atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil.
  • O presidente norte-americano já ameaçou aplicar taxas de 100% aos países-membros do bloco que não se curvarem aos “interesses comerciais dos EUA”.
  • Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, Trump decidiu impor as tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras. De acordo com o líder norte-americano, o Brasil não está “sendo bom” para os EUA.
  • O presidente Lula reagiu invocando a soberania brasileira e informou que a resposta à taxação será por meio da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.
  • Ao anunciar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, Trump indicou que pode rever a medida se o Brasil “abrir seu mercado e remover barreiras comerciais”.

EUA: 2º maior comprador do Brasil

Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

À época, os chineses desbancaram os EUA e tornaram-se os maiores compradores de produtos brasileiros. Dessa forma, os norte-americanos ocupam o segundo lugar do ranking de compradores de mercadorias nacionais.

Em 2024, a venda de produtos brasileiros aos Estados Unidos somou US$ 40,3 bilhões, o que representa um aumento de 9,2% em comparação a 2023, quando os EUA importaram US$ 36,9 bilhões. Nunca o Brasil exportou tanto para a terra do “Tio Sam” como no ano passado.

Do total exportado pelo Brasil, aproximadamente 12% vão para os Estados Unidos. Estão entre os principais: óleos brutos de petróleo, ferro, aço, celulose, café, suco de laranja, carne bovina, aeronaves e máquinas para o setor de energia.

Anterior

Congressistas brasileiros vão aos EUA discutir tarifas em setembro

Próximo

Fazenda prevê inflação a 4,9% em 2025 e vê IPCA dentro da meta em 2026

Próximo

Fazenda prevê inflação a 4,9% em 2025 e vê IPCA dentro da meta em 2026

LEIA TAMBÉM

Palmas

Natal Luz da Prefeitura de Palmas leva magia natalina à região de Taquaralto nesta quarta-feira, 17

17/12/2025
Palmas

Acesso a setores da região norte é asfaltado em obra executada pela Prefeitura de Palmas

17/12/2025
Palmas

Microeempreendedores têm até o dia 31 de dezembro para regularizar dívida com a Receita Federal

17/12/2025
Brasil

SP registra 7 mortos e 1 desaparecido após chuvas fortes

17/12/2025
Saúde

Gordura no fígado: endocrinologista conta se jejum intermitente ajuda

17/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Projeção de grande safra de soja mantém preços em baixa no Brasil

17/12/2025
Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo tem mais um dia de estabilidade

17/12/2025
Agricultura e Pecuária

Preços do arroz em casca têm pequenas reações

17/12/2025
Agricultura e Pecuária

Preços do algodão encontram suporte com menor liquidez no mercado

17/12/2025
Agricultura e Pecuária

Dois terços das usinas do Centro-Sul já encerraram a moagem de cana da safra, diz Unica

17/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Projeção de grande safra de soja mantém preços em baixa no Brasil
  • Preço do boi gordo tem mais um dia de estabilidade
  • Preços do arroz em casca têm pequenas reações

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Analista estima safra de soja no Brasil em 177 milhões de toneladas para o ciclo 2025/26 — Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Projeção de grande safra de soja mantém preços em baixa no Brasil

17/12/2025
Vendas de gado seguem com liquidez moderada — Foto: José Florentino/Globo Rural

Preço do boi gordo tem mais um dia de estabilidade

17/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.