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Home Educação

Brasil melhora, mas não bate meta de alfabetização de crianças

Ministro da Educação aponta tragédia no Rio Grande do Sul como fato que impediu atingir objetivo

CNN por CNN
12/07/2025
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
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Veja as mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, publicada nesta quinta
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O Brasil aumentou o número de crianças de até 7 anos alfabetizadas em 2024, mas não atingiu a meta de 60% dos alunos na faixa etária estabelecida pelo governo federal. De acordo com os números divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), 59,2% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental são capazes de ler e escrever textos simples. Em 2023, este índice era de 56%.

O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu às enchentes do Rio Grande do Sul, no ano passado, o descumprimento da meta de alfabetização do país.

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“Se o Rio Grande do Sul tivesse pelo menos mantido o mesmo percentual, nós teríamos chegado à meta”, disse o ministro.

Por causa da tragédia, o índice de alfabetização do estado desabou de 63,4%, em 2023, para 44,7% neste ano. As enchentes no ano passado afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas ao atingir 471 municípios gaúchos, o equivalente a quase 95% de todas as cidades do estado.

Os dados são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), conforme o Indicador Criança Alfabetizada. No ano passado, o MEC estabeleceu a meta de que todos os estados cheguem a 80% das crianças alfabetizadas até 2030.

“O mais interessante é que dos 5.312 municípios que participaram da avaliação em 2023 e 2024, 58%, (3.996) aumentaram o percentual de alfabetizados e mais de 2 mil municípios (53%) alcançaram a meta”, disse Camilo.

Antes do ano passado, os últimos dados disponíveis eram de 2021, em que o país registrou 36% das crianças alfabetizadas. O índice teve queda expressiva após a pandemia de covid-19.

Para definir o indicador, o padrão foi estabelecido em 743 pontos na escala do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) pela Pesquisa Alfabetiza Brasil – aplicada pelo Inep, para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

Além do Rio Grande do Sul, outros cinco estados tiveram desempenho pior do que em 2023: Amazonas, Bahia, Paraná, Pará e Rondônia. De acordo com o ministro, esses estados estão tendo um acompanhamento priorizado para a recuperação dos dados.

Entre os estados que bateram ou superaram as metas estabelecidas para o índice de alfabetização estão: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sergipe.

Já Alagoas, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, embora não tenham alcançado a meta, conquistaram índices melhores que em 2023.

O único estado que não participou da avaliação foi Roraima. De acordo com o MEC, o estado justificou que 40% das escolas estão em territórios indígenas.

Em 2024, 2 milhões de alunos fizeram a avaliação em 42 mil escolas distribuídas em 5.420 municípios. De acordo com dados do MEC, o índice de participação passou de 83% para 85% no ano passado.

Para atingir o Indicador de Criança Alfabetizada, o aluno até o segundo ano do ensino fundamental precisa ter capacidade de ler pequenos textos, localizar informações em textos curtos, compreender tirinhas e quadrinhos e escrever, mesmo que com alguns desvios ortográficos.

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