As indústrias brasileiras de arroz estão preocupadas com os efeitos que a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos terão sobre o setor. Atualmente, o mercado americano responde 19% dos embarques de arroz branco do Brasil, informa a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz)
Segundo a entidade, o aumento tarifário elimina, na prática, a competitividade do produto brasileiro no mercado americano frente à concorrência. A Abiarroz estima as perdas em até US$ 25 milhões por ano para a indústria arrozeira nacional.
“Enquanto os EUA possuem ampla facilidade para substituir o arroz brasileiro, o Brasil depende desse mercado para escoar um volume relevante de sua produção beneficiada”, afirma a Abiarroz em nota.
A associação defende ações de diplomacia e negociação por parte do governo brasileiro. “É fundamental que as autoridades adotem uma postura diligente e altiva, mas também cautelosa, considerando a vulnerabilidade de segmentos como o arrozeiro diante de uma relação comercial importante”, destaca a Abiarroz.