segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Tarifas de Trump: veja as armas que governo Lula prepara para retaliação

Governo montou grupo de trabalho para avaliar resposta a Trump. Lula diz que, se não houver solução, reciprocidade será adotada em 1º/8

Da Redação por Da Redação
11/07/2025
em Política
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Foto: Lara Abreu / Arte Metrópoles

Foto: Lara Abreu / Arte Metrópoles

CompartilharCompartilhar

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara resposta à tarifa de 50% aos produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As medidas terão como base a Lei da Reciprocidade Econômica, que autoriza o Palácio do Planalto a adotar ações comerciais a países ou blocos econômicos que aplicam barreiras unilaterais aos bens do Brasil.

Nessa quinta-feira (10/7), em entrevistas ao Jornal Nacional e ao Jornal da Record, Lula indicou possíveis caminhos para a retaliação brasileira, caso não haja solução com Trump. O prazo, segundo o presidente, é até o dia 1º de agosto, quando a tarifa norte-americana supostamente entrará em vigor.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula faz tour por Recife e Salvador neste sábado de Carnaval

14/02/2026
Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Senado soma 46 pedidos para impeachment de ministros do STF em 4 anos

14/02/2026

“O Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade quando for necessário. (…) Se não houver solução, vamos entrar com reciprocidade a partir de 1º de agosto”, afirmou Lula ao JN. Já na outra entrevista, ele foi mais específico: “Se ele [Trump] vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele”.

Desde o anúncio de Trump na quarta, feito por meio de uma carta endereçada a Lula e publicada nas redes sociais, o governo avalia a melhor forma de reagir. De início, no mesmo dia, o presidente convocou reunião de emergência com ministros para discutir como iria responder à provocação de Donald Trump. Participaram do encontro Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).


Entenda a Lei da Reciprocidade Econômica

  • O presidente Lula sancionou a Lei da Reciprocidade Econômica, que permite que o Brasil adote medidas proporcionais contra outros países ou blocos econômicos que aplicam ações de forma unilateral e que prejudicam a atividade econômica brasileira.
  • A legislação foi aprovada no Congresso Nacional depois que Donald Trump sobretaxou em 10% os produtos brasileiros, em abril deste ano, e em 25% o aço e o alumínio vendidos pelo Brasil ao mercado norte-americano.
  • Pela lei, o Brasil poderá aplicar impostos adicionais sobre importações de bens norte-americanos, suspender concessões comerciais e contratos de investimentos, além de suspender as obrigações relativas à propriedade intelectual dos Estados Unidos, para minimizar os impactos domésticos.
  • Segundo estabelecido no texto, antes que as medidas mais duras sejam adotadas, é necessário realizar consultas diplomáticas e tentar medidas provisórias de emergência.

Comitê de emergência e OMC

Nessa quinta, Lula adiantou que vai criar um comitê de emergência para avaliar a resposta que será dada a Trump. A ideia, segundo ele, é contar com a participação de representantes do setor empresarial, acompanhar o dia a dia de negociação e “repensar a política comercial com os Estados Unidos”.Play Video

O comitê, que ainda está em fase de construção, contará com os seguintes ministérios: Comércio, Fazenda, Relações Exteriores, Relações Institucionais e Casa Civil. A previsão é que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, coordene os trabalhos do grupamento, como adiantou o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha.

Caso a atuação do comitê não resulte nos efeitos esperados, Lula afirma que o governo vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), para denunciar a postura comercial dos EUA. Outra saída, segundo ele, é buscar novos mercados, o que já vem ocorrendo por meio do Brics.

Imagem colorida/arte sobre escalada de impostos Trump

Arte/Metrópoles

Decreto para regulamentar Lei da Reciprocidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin informou, também, que o governo publicará até esta sexta-feira (11/7) decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica, o que abrirá caminho para o Brasil negociar ou adotar medidas contra os EUA.

A lei estabelece que, antes de adotar qualquer medida, o Brasil deverá tentar solucionar o imbróglio por meio do diálogo diplomático, mas podendo agir de forma emergencial, caso necessário.

Pela Lei da Reciprocidade Econômica, o Brasil poderá aumentar impostos sobre produtos norte-americanos e também suspender acordos comerciais. A legislação possibilita, por exemplo, a interrupção de direitos de propriedade intelectual (como patentes de medicamentos ou tecnologias de empresas), que tem sido um caminho avaliado pelo governo.


Veja os principais pontos da carta de Trump

  • Na carta de Donald Trump endereçada a Lula, o republicano considera o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro uma “vergonha internacional”, chamando o processo de “caça às bruxas”.
  • Acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de dar centenas de ordens de censura “secretas e ilegais” contra plataformas de mídia social norte-americanas.
  • Anuncia que, a partir de 1º de agosto, todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos serão taxados em 50%. Segundo o mandatário norte-americano, a tarifa responde a anos de políticas comerciais consideradas injustas.
  • Por fim, o presidente dos EUA convida as empresas brasileiras a fabricarem diretamente em território norte-americano.

FONTE: METROPOLES

Anterior

Lula diz que Brasil sobrevive sem EUA e promete buscar novos parceiros

Próximo

Retaliação do Brasil aos EUA pode afetar dólar, inflação e bolsa

Próximo
Notas de dólares • 10/03/2023 REUTERS/Dado Ruvic

Retaliação do Brasil aos EUA pode afetar dólar, inflação e bolsa

LEIA TAMBÉM

Palmas

Luciano Camargo se apresenta no 10º Palmas Capital da Fé neste domingo, 15

14/02/2026
Segurança

Polícia investiga trio por suspeita de gravar mulher pela janela e divulgar vídeo íntimo na internet

14/02/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas orienta foliões sobre redução de danos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval

14/02/2026
Palmas

Cursos de iniciação artística da Fundação Cultural de Palmas entram em recesso de carnaval neste sábado, 14

14/02/2026
Palmas

Mais de 120 metros de cabos de rede de iluminação são furtados em obra da Prefeitura de Palmas

14/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Palmas

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
Tocantins

Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

14/02/2026
Brasil

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026

14/02/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa e BRK discutem investimentos e tarifa social para mais de 400 mil pessoas

14/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura
  • Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14
  • Naturatins doa mudas para fortalecer a arborização urbana em Paraíso do Tocantins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Adolfo Bezerra de Menezes foi nomeado no DOE desta quinta-feira, 12 – Crédito: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa nomeia Adolfo Bezerra de Menezes como novo secretário de Estado da Cultura

14/02/2026
Cantor católico, Juninho Cassimiro se apresenta na primeira noite do Capital da Fé - Divulgação

Juninho Cassimiro abre a primeira noite de shows do Capital da Fé, neste sábado, 14

14/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.