O pão com manteiga ou margarina é um clássico e uma opção de café da manhã presente na casa de muitos brasileiros. No entanto, a combinação, apesar de ser bastante apreciada, pode apresentar um alto teor de gorduras. Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é o melhor ingrediente para passar no pãozinho ou, até mesmo, para preparar outros tipos de refeições.
Primeiro, vamos entender qual é a diferença entre margarina e manteiga. A margarina é um produto vegetal, feito a partir de óleos vegetais convertidos em sólidos em um processo chamado hidrogenação. “Isso pode resultar na formação de gorduras trans, conhecidas por seus efeitos negativos na saúde, como o aumento de doenças cardíacas“, explica Rodrigo Neves, médico pós-graduado em nutrologia e endocrinologia, à CNN.
Além disso, a margarina, frequentemente, contém aditivos químicos, como emulsionantes e corantes, tornando-a uma opção um pouco menos nutritiva
Já a manteiga é um produto derivado do creme de leite e, portanto, possui origem animal. É um alimento composto por gordura láctea, água e pequenas quantidades de proteína. “É rica em gorduras saturadas e colesterol, mas é um produto completamente natural e sem aditivos artificiais. A manteiga também fornece vitaminas A, D, E e K”, completa Neves.
Então, a manteiga é mais saudável do que a margarina?
De acordo com Cristiano Merheb, médico do Espaço Merheb e especialista em emagrecimento, a manteiga é uma opção mais saudável do que a margarina. “Ela não tem o potencial de engordar, apesar de ter um pouco de gordura. Além disso, a margarina passa por um processo químico complicado e é rica em gordura trans. Portanto, devemos apostar na manteiga sempre”, afirma à CNN.
Porém, é importante lembrar que, como tudo em uma alimentação saudável e equilibrada, a manteiga deve ser consumida com moderação. Afinal, mesmo sendo um produto natural, com nutrientes essenciais encontrados no leite, a manteiga ainda é rica em gorduras saturadas.
“Estudos indicam que gorduras saturadas podem não ser tão prejudiciais como anteriormente era pensado, se consumidas com moderação”, explica Neves. “Já a presença de gorduras trans na margarina pode causar maiores riscos à saúde cardiovascular comparado às gorduras saturadas na manteiga”, completa.
Manteiga pode fazer parte de uma alimentação saudável
Boa notícia para você que gosta de manteiga e se preocupa com a dieta: ela pode ser, sim, parte de uma alimentação saudável. Como vimos, ela é uma alternativa mais nutritiva se comparada à margarina e pode ser utilizada diariamente, principalmente na cocção de alimentos.
“Tudo o que você precisar cozinhar com óleo de cozinha, por exemplo, pode ser utilizado com manteiga”, explica Merheb.
É claro que isso deve ser feito de forma equilibrada. De acordo com a Dietary Guidelines for Americans, a recomendação é limitar a ingestão de gorduras saturadas a menos de 10% das calorias diárias. Isso é equivalente a 22 gramas desse tipo de gordura em uma dieta de 2.000 calorias, o que representa cerca de duas colheres de sopa de manteiga.
Inclusive, esse consumo moderado pode trazer alguns benefícios à saúde, quando associado a uma alimentação equilibrada, com macro e micronutrientes essenciais. De acordo com os especialistas consultados pela CNN, esses benefícios incluem:
- Ômega-3, associado à prevenção de doenças como artrite, depressão e problemas cardiovasculares;
- Vitamina K2, que ajuda na prevenção da osteoporose;
- Proteína do leite, importante para a manutenção da saúde muscular;
- CLA (ácido linoleico conjugado), importante para a saúde cardíaca;
- Vitaminas lipossolúveis, associadas a benefícios para a saúde intestinal e metabólica.
Comentários sobre este post