De volta após paralisação para a Copa do Mundo de Clubes, Bahia e Fortaleza se enfrentaram, na noite desta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pelas quartas da Copa do Nordeste. Em noite de polêmicas com a arbitragem, os donos da casa venceram por 2 a 1 e avançaram para as semifinais.
O adversário na próxima fase vai ser o Ceará, que despachou o Sport, por 4 a 2 nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Do outro lado da chave, a disputa será entre CSA e Confiança. Porém, as semifinais, também definidas em jogo único, ainda não têm datas confirmadas.
A finalíssima, por outro lado, está agendada para 7 de setembro, quatro dias depois do confronto de ida da decisão. O campeão da Copa do Nordeste, cabe destacar, garante uma vaga para a terceira fase da Copa do Brasil de 2026.
O jogo
O Bahia controlou mais as ações no primeiro tempo, mas tinha dificuldades para criar com perigo. O cenário começou a mudar a partir da reta final. Aos 34 minutos, Gilberto caiu na área depois de contato com Emmanuel Martínez.
O árbitro Antônio Dib Moraes de Sousa mandou o jogo seguir, mas acabou acatando sugestão do VAR e assinalou o pênalti. Willian José marcou e abriu o placar. Logo na sequência, aos 51, Caio Alexandre arriscou de muito longe, e João Ricardo acabou aceitando.
Logo aos nove minutos da etapa final, a arbitragem marcou pênalti depois que a bola bateu na mão de Gustavo Mancha após cabeçada de Gilberto dentro da área. De novo, porém, Antônio de Sousa acatou sugestão do VAR, e a falta acabou anulada.