As ações da Embraer recuavam mais de 5% nas primeiras negociações desta quinta-feira (10) na bolsa brasileira. O desempenha se dá um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas de 50% aos produtos brasileiros importados.
Por volta das 10h20, EMBR3 tinha queda de 7,54%, cotada a R$ 72,43.
A Embraer é exportadora de aeronaves para os Estados Unidos, especialmente os modelos de jatos comerciais que são utilizados para viagens menores dentro do país.
Tarifaço
Donald Trump anunciou na noite de quarta-feira (9) que o Brasil teria tarifas de 50% sobre qualquer produto exportado aos Estados Unidos.
O republicano compartilhou a notícia em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sua rede social, Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o presidente americano, a alíquota de 50% “é muito menor do que o necessário para termos condições de concorrência equitativas que devemos ter com o seu país”.