sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Secult promove reunião com representantes do setor audiovisual para contribuir com a elaboração do plano dos Arranjos Regionais FSA 2025

Encontro com agentes do setor buscou alinhar diretrizes para a execução do edital e ampliar a participação do Tocantins no Fundo Setorial do Audiovisual.

Ascom por Ascom
10/07/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Secult ouviu sugestões e reivindicações de representantes da classe - Foto: Foto: : Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

Secult ouviu sugestões e reivindicações de representantes da classe - Foto: Foto: : Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Gabriela Santos / Governo do Tocantins

Com o objetivo de ouvir e compreender as demandas dos profissionais do audiovisual tocantinense, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizou uma reunião com representantes de diferentes segmentos do setor. O encontro, que ocorreu na segunda-feira, 7, teve como pauta principal a apresentação do Edital de Arranjos Regionais 2025, do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que representa uma estratégia de fortalecimento dos polos de produção audiovisual no país e um marco na democratização do acesso aos recursos públicos da área, promovendo o desenvolvimento equilibrado e sustentável da produção audiovisual brasileira.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário

12/02/2026

Carnaval: prevenção combinada é o caminho para uma festa segura  

12/02/2026

A chamada pública é destinada exclusivamente a órgãos e entidades culturais públicas estaduais e municipais, como secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas. Durante o encontro, a Secult apresentou os valores estimados para a Região Norte e explicou a metodologia de distribuição dos recursos: 70% do total (R$ 210 milhões) serão destinados prioritariamente às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, classificadas como Grupo A. Cada estado poderá acessar até R$ 30 milhões, e a contrapartida do FSA será proporcional ao valor investido pelo ente local, podendo o FSA aportar até cinco vezes esse valor.

Investimentos

O edital representa uma oportunidade para o Tocantins ampliar os investimentos públicos no setor audiovisual por meio de recursos federais, impulsionando a cadeia produtiva local, gerando emprego e renda, e fomentando a diversidade cultural tocantinense. Caberá ao Estado estruturar e executar editais regionais, que selecionarão os projetos a serem posteriormente contratados diretamente pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com recursos do FSA.

“É evidente o crescimento do audiovisual tocantinense, com produções que levam o estado a destaques nacionais e internacionais. Além de representar orgulho para todos nós, isso nos impõe mais responsabilidades sob o ponto de vista da gestão, e é isso que a Secult vem fazendo: trabalhar para cumprir a missão que nos foi confiada pelo governador Wanderlei Barbosa, de fomentar e fortalecer o setor. Ouvir os agentes e conhecer suas demandas é um dos caminhos para garantir que os recursos cheguem aos nossos fazedores de cultura”, ressalta o secretário da Cultura, Tião Pinheiro.

Também participaram da reunião a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski; o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda; a gerente de Economia Criativa Maria Eduarda Ribeiro; a analista técnica Ana Elisa; e a assessora de gabinete Lara Faez.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de realização de capacitação e formação de profissionais do audiovisual, bem como a destinação de recursos específicos para o fomento a produções de curta e longa-metragem, ambas ações com o objetivo de impulsionar o mercado audiovisual tocantinense. Também foi deliberada a realização de uma escuta pública com os profissionais da área para acolher suas sugestões e demandas, garantindo que o edital contemple de forma mais efetiva as necessidades da classe artística local.

Representantes do audiovisual

A conselheira da Câmara Setorial do Audiovisual no Conselho Estadual de Políticas Culturais (CPC/TO), Kécia Garcia, destacou a importância do reconhecimento do setor como uma cadeia produtiva estruturada. “O nosso setor pertence a um mercado regulado pela Ancine. Existe uma cadeia de produção dentro de uma regulamentação específica, que nos enquadra no regulamento geral do produtor audiovisual. Isso é a nossa referência”, afirmou.

O presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), Kaká Nogueira, ressaltou a relação histórica e profissional entre as artes cênicas e o audiovisual. “A base do audiovisual mundial tem raízes no teatro, por isso é natural que profissionais das artes cênicas também integrem esse setor. Dramaturgos atuam como roteiristas, diretores de arte também participam de produções cinematográficas. São áreas interligadas, com trajetórias que se complementam”, pontuou.

O presidente da Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão, Luiz de Sousa Pires, reiterou apoio às deliberações tomadas durante o encontro. “Estamos trabalhando juntos aqui, e a Associação concorda com as sugestões propostas durante esta reunião”, afirmou.

O coordenador do curso de especialização em Documentação Audiovisual da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ariel do Nascimento, parabenizou a iniciativa da Secult e destacou a atuação conjunta em prol do setor cultural. “A produção do Tocantins vem se destacando, e nós trabalhamos em conjunto com o Fórum, com o secretário, com a Secretaria e com o amigo Tião, sempre em defesa da cultura”, disse.

O coordenador do Núcleo de Produção Digital da UFT, Jorge Cardoso, enfatizou o papel da universidade na qualificação profissional. “Nós já realizamos cursos e oficinas, como captação de imagem, direção de fotografia, captação de áudio, desenho de som, roteiro, direção, iluminação cinematográfica e montagem de vídeos”, detalhou.

Formulário de escuta on-line

Para ampliar a participação da classe artística, a Secult disponibilizou um formulário de escuta on-line, por meio do qual os profissionais do audiovisual podem contribuir com sugestões e demandas para a aplicação do Edital de Arranjos Regionais 2025. O formulário está disponível até o dia 14 de julho no site da Secult.

Anterior

Ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Penal resulta no encontro de ossada de homem vítima de homicídio em Monte do Carmo

Próximo

Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

Próximo
Paulo Gualberto/Governo do Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o estande do Estado foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, 9, durante a 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Considerada a maior feira do segmento na América Latina, a Fenearte reúne artesãos de todo o país até o dia 20 de julho, promovendo a diversidade cultural brasileira e incentivando a economia criativa. O estande do Tocantins ocupa 38 m² e apresenta uma amostra expressiva do artesanato regional, com destaque para peças feitas com capim-dourado, fibras de buriti, sementes, madeira e cerâmica tradicional do povo Karajá. Representando diferentes regiões e povos do Estado, os artesãos foram selecionados por meio de edital público e contam com o suporte da Secult, que viabiliza transporte, hospedagem, montagem e apoio técnico durante toda a feira Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, participar da Fenearte é fortalecer não apenas a economia criativa, mas também reafirmar o artesanato como uma das expressões mais potentes da identidade tocantinense. "Estar aqui é uma forma de dar visibilidade ao nosso fazer tradicional e de ampliar as oportunidades para os nossos artesãos. É cultura que gera renda, movimenta redes e conecta histórias", avaliou destacando o apoio do Governo Wanderlei Barbosa em prol do setor cultural. Durante a programação da feira, o secretário também encontrou-se com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause Branco; e a prefeita de Igarassu (PE), professora Elcione Ramos, reforçando laços institucionais entre os estados. Já o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, celebrou a presença dos povos indígenas na feira e destacou a representatividade do estande. "Estamos expondo artesanatos que vieram diretamente das Terras Indígenas — capim-dourado, fibras de buriti, as bonecas Ritxòkò do povo Karajá. Tudo isso está sendo mostrado na maior feira da América Latina, o que nos enche de alegria e orgulho", declarou. Participação Representando o Conselho Estadual de Política Cultural (CPC/TO), o artesão e artista plástico Elpídio Neto descreveu a participação como uma experiência transformadora. Para ele, a presença na Fenearte vai além da exposição de produtos. "É a chance de conectar nossa arte com o Brasil e o mundo. Aqui estamos com nossa identidade, nossa ancestralidade e o nosso fazer tradicional, mostrando o valor de tudo aquilo que produzimos com tanto zelo". A coordenadora-geral do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Daniela Vasconcelos, acompanhou a abertura do estande e ressaltou a importância da atuação conjunta entre estados e Governo Federal. Segundo ela, a presença dos estados em uma feira como a Fenearte reforça a efetividade das políticas públicas. "O programa só faz sentido porque caminha junto com os estados. Ter essa representatividade nacional aqui mostra a força da produção artesanal brasileira como um todo". Representatividade A artesã indígena Terezinha Tk Xerente, da Aldeia Porteira, em Tocantínia, chamou atenção dos visitantes com suas peças em capim-dourado e contou que se sentiu acolhida. "É muito bom mostrar nosso trabalho aqui. As pessoas se interessam, fazem perguntas, querem entender nossa história. Isso nos valoriza e nos fortalece", contou. Também estiveram presentes a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski; a coordenadora do PAB no Tocantins, Núbia Cursino; a diretora de Fomento e Proteção da Cultura da Sepot, Milene de Souza; a servidora da Gerência de Economia Criativa da Secult, Lorrany Cantuario; e os conselheiros do CPC/TO Valdirene Gomes dos Santos, titular no segmento de Cultura Tradicional, e Raimundo da Silva de Oliveira (conhecido como Ray Silva), titular de Cultura Popular. Fenearte A Feira é organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal. Mais informações sobre a programação e os expositores podem ser conferidas no perfil oficial do evento no Instagram: @fenearte

Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

LEIA TAMBÉM

Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas utilizará câmeras de identificação facial no Circuito Capital da Fé

12/02/2026
Tocantins

Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil recebe medalha de honra ao mérito Valéria Paranaguá do COSEMS

12/02/2026
Palmas

Hospital Geral de Palmas realiza a primeira plasmaférese do Tocantins pelo SUS

12/02/2026
Segurança

Polícia Civil deflagra segunda fase da operação Narcofolia e apreende drogas , armas de fogo e grande quantidade de dinheiro em Palmas

12/02/2026
Palmas

Fundação Cultural apoia realização de eventos carnavalescos multiculturais gratuitos em Palmas de sexta, 13, a segunda-feira, 16

12/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário

12/02/2026
Tocantins

Carnaval: prevenção combinada é o caminho para uma festa segura  

12/02/2026
Palmas

Refeição fora de casa chega a R$ 55,81 em Palmas e expõe limite do vale-refeição tradicional

12/02/2026
Tocantins

Campanha “Quem Poupa, Prospera” entra na reta final com prêmios instantâneos e sorteio de carro elétrico 

12/02/2026
Miracema

Assis Moura solicita reforma e manutenção  enquanto Núbio Gomes homenageia Comandante do Tiro de Guerra

12/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário
  • Carnaval: prevenção combinada é o caminho para uma festa segura  
  • Refeição fora de casa chega a R$ 55,81 em Palmas e expõe limite do vale-refeição tradicional

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito de Tocantínia faz reunião de alinhamento da Licença Ambiental para Operação do Aterro Sanitário

12/02/2026

Carnaval: prevenção combinada é o caminho para uma festa segura  

12/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.