O preço da soja se mantém elevado no mercado brasileiro, sob influência das cotações na bolsa de Chicago e na variação da taxa de câmbio. Na terça-feira (23/4), a alta na bolsa teve mais peso que a desvalorização do dólar e relação ao real, o que ajudou a sustentar as referências nas diversas regiões produtoras do país.
O indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) subiu 0,44% em comparação com o dia anterior e chegou a R$ 127,84 a saca de 60 quilos, base Paranaguá (PR). Na parcial de abril, a referência acumula alta de 3,06%. O indicador da instituição com base nos negócios no mercado disponível no Paraná teve elevação de 0,34% no comparativo diário, a R$ 124,15 a saca, alta de 3,8% na parcial do mês.
“A valorização conjunta de CBOT se sobrepondo à queda do dólar eleva a referência de negócios para a oleaginosa”, informa a consultoria Agrifatto.
Na terça-feira, a soja para julho subiu 0,47% e fechou a US$ 11,82 o bushel em Chicago. No mesmo dia, o dólar teve um movimento de desvalorização global que refletiu no câmbio no Brasil. A moeda americana caiu 0,74%, cotada a R$ 5,13. “O mercado de soja está em sazonalidade positiva, justificando altas. É algo a se atentar”, afirma Matheus Pereira, diretor da consultoria Pátria AgroNegócios.
Ele acrescenta que a demanda pela soja brasileira está mais firme, o que ajuda a elevar não só a cotação do grão, mas também os prêmios de exportação, que vêm se recuperando. “Somos otimistas em relação a prêmios no Brasil. A demanda está agressiva e estimula uma recuperação. E grande parte do produtor tende a reter produto e cria uma necessidade do comprador pagar mais”, explica.
Segundo o Sim Consult, o diferencial para julho nos portos brasileiros está positivo em US$ 0,19 por bushel em relação ao contrato de mesmo vencimento na bolsa de Chicago. Para agosto, o ágio é de US$ 0,36 sobre o preço da bolsa.
O CEO do Sim Consult, João Birkhan, explica que, com as baixas vistas em Chicago anteriormente, o produtor reteve a oferta de soja. Com a diminuição dos volumes disponíveis nos portos, os compradores se viram na necessidade elevar os diferenciais. “Cessaram as ofertas e o prêmio começou a se recuperar”, diz ele, em vídeo divulgado via internet.
Comentários sobre este post