Larissa Mendes / Governo do Tocantins
A Polícia Civil do Tocantins participou da Operação Narke IV com ações em diversas regiões do Estado, reforçando o enfrentamento ao tráfico de drogas. As atividades ocorreram durante o mês de junho e envolveram unidades especializadas em repressão ao narcotráfico de todo o Brasil, sob coordenação da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP/MJSP), em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, celebrado em 26 de junho.
No município de Pedro Afonso, os policiais civis cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de três pessoas. Durante a ação, foram apreendidos entorpecentes como maconha e crack, além de dinheiro em espécie e veículos.
Em Palmas, a 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc – Palmas) incinerou aproximadamente 200 quilos de entorpecentes. Na região sul da capital, os agentes da 1ª Denarc também desarticularam um ponto de venda de drogas, localizado no setor Taquari. No local, um adolescente de 16 anos foi apreendido e com ele foi encontrado uma pistola calibre 40 com mira laser, além de 450 gramas de substância análoga à cocaína, 22 munições de diversos calibres e duas balanças de precisão.
Em Porto Nacional, a Polícia Civil promoveu palestras educativas com foco na prevenção ao uso de drogas e no fortalecimento de vínculos comunitários.
“A Operação Narke IV demonstra o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins com a repressão qualificada ao tráfico de drogas, além do investimento em ações preventivas. A integração com as demais forças fortalece nossa capacidade de resposta e amplia os impactos contra o crime organizado”, afirmou o delegado da 1ª Denarc, Alexander Pereira da Costa.
Resultados da Operação Narke IV em todo o Brasil
A operação foi executada de forma simultânea em todas as unidades da federação. De acordo com balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 664 pessoas foram presas, 5,8 toneladas de entorpecentes foram apreendidas, 128 veículos foram recolhidos, e dezenas de documentos e valores em espécie foram interceptados.
Além disso, cerca de 65 toneladas de drogas foram incineradas, com um prejuízo estimado de mais de R$ 155 milhões às organizações criminosas. A Operação Narke IV reforça a importância da atuação integrada das Polícias Civis estaduais e contribui para o fortalecimento da Rede Nacional de Unidades de Enfrentamento ao Narcotráfico (RENARC), demonstrando uma resposta efetiva frente ao tráfico de drogas em nível nacional.–