Um levantamento realizado pela plataforma Onlinecurriculo apontou que o termo “Currículo Lattes” foi pesquisado mais de 7 milhões de vezes no Google, o que representa um crescimento de 22% nos últimos 12 meses.
Mantido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Lattes registra, desde 1999, a trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores, estudantes e profissionais brasileiros.
O nome é uma homenagem ao físico paranaense César Lattes, descobridor da partícula subatômica méson-π (méson pi ou píon). O feito levou à concessão do Prêmio Nobel de Física de 1950 ao britânico Cecil Frank Powell, líder da pesquisa que teve a participação do brasileiro.
Segundo a Onlinecurriculo, o crescimento das buscas pela plataforma demonstra que, além do interesse pelo sistema de dados, há procura pelas informações acadêmicas de personalidades ligadas à mídia, ciência popular e ao debate público.
Para avaliar o interesse dos brasileiros pelo principal modelo de currículo científico nacional, a plataforma analisou o volume de buscas relacionadas ao termo “Currículo Lattes” realizadas no Google entre junho de 2024 e junho de 2025.
A partir da mesma base de dados, também foram mapeados os nomes mais mencionados em conjunto com o termo “Currículo Lattes”, permitindo a elaboração do ranking com os currículos mais buscados.
A Onlinecurriculo ressalta, no entanto, que nem todos os nomes listados possuem de fato o registro de suas trajetórias acadêmicas e profissionais no Currículo Lattes.
Veja os 5 nomes mais pesquisados no Currículo Lattes
1. Milton Cunha
Comentarista de Carnaval, Milton Cunha está realizando o seu terceiro pós-doutorado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O projeto de pesquisa do comunicador tem como foco estudos sobre cultura popular.

2. Rita von Hunty
O segundo lugar é ocupado por Guilherme Terreri Lima Pereira, nome civil por trás da drag queen Rita von Hunty. Com milhões de seguidores nas redes sociais, ele é professor de História e Ciência Política e ainda não tem perfil na plataforma.

3. Taiz Campbell
Em terceiro, aparece a médica dermatologista e influenciadora Taiz Campbell. Nas redes sociais, ela acumula quase um milhão de seguidores. Taiz também não conta com perfil no Lattes.

4. Ian Neves
Desde 2022, o historiador mantém um canal no YouTube com mais de 450 mil inscritos.

5. Ivana Jauregui
A influenciadora Ivana Jauregui cria conteúdos relacionados à maternidade, família e educação. Nas redes sociais, ela acumula mais de 4 milhões de seguidores. Apesar de ter o nome bem procurado, Ivana também não tem perfil no Currículo Lattes.
