Dalvanilde Serra/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e a Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado Mumbuca, alinharam, em reunião que ocorreu nesta quarta-feira, 2, uma parceria institucional para a realização da 17ª edição da Festa da Colheita do Capim-Dourado, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de setembro, no Jalapão. Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Na ocasião, o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, lembrou que este é o terceiro ano de parceria com a comunidade e reforçou a importância do evento para o estado. “O Jalapão é um dos grandes tesouros do Tocantins, conhecido mundialmente por sua riqueza natural e cultural. Estar presente e apoiar essa celebração é reafirmar o compromisso da secretaria com os povos quilombolas e tradicionais”, enfatizou o titular da Sepot.
A Festa da Colheita é um espaço para divulgar e impulsionar a venda do artesanato em capim-dourado, que é a principal fonte de renda para muitas famílias da comunidade. Além disso, conforme explicou a presidente da Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado Mumbuca, Silvanete Tavares, o apoio para a realização da festa tradicional também vai fortalecer as ações culturais, produtivas e territoriais da comunidade quilombola.
O titular da Sepot, Paulo Xerente, destacou, ainda, que a Festa da Colheita também é importante para a sustentabilidade do capim-dourado, pois a comunidade Mumbuca faz o manejo sustentável da planta, matéria-prima para o artesanato local, seguindo as recomendações da Política Estadual de Uso Sustentável do Capim-Dourado e do Buriti – Lei 3594/2019.