O MEC (Ministério da Educação) lançou, nesta segunda-feira (30), o “Compromisso Nacional Toda Matemática’’. O objetivo do programa é desenvolver ações para garantir um ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a Cerimônia Nacional de Premiação da 19ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), reuniu 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do DF para receber a medalha de ouro da competição científica.
“Da mesma forma que lançamos o compromisso nacional de crianças alfabetizadas, com metas estabelecidas com estados e municípios, estamos lançando o ‘Compromisso Toda Matemática’ para apoiar a formação de professores e apoiar tecnicamente e financeiramente as redes de educação básica para melhorar a aprendizagem da matemática”, afirmou Santana.
Segundo o ministro da Educação, a iniciativa do governo federal pretende reduzir desigualdades regionais, consolidando a disciplina como ferramenta essencial para desenvolver os estudantes do país. O decreto de criação do programa será assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
OBMEP
Promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) desde 2005, a OBMEP reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes em 99,9% dos municípios brasileiros. Além das 683 medalhas de ouro, a 19ª edição da OBMEP distribuiu 1.962 medalhas de prata; 5.851 de bronze; e 51.002 menções honrosas, além das premiações estaduais. As cerimônias de entrega são organizadas regionalmente.
O evento marcou ainda a entrega do Troféu Meninas Olímpicas, que reconhece jovens talentos e busca reduzir desigualdades de gênero na matemática. Nesta edição, 16 alunas foram homenageadas.
As medalhas da OBMEP abrem portas para o ensino superior. Instituições de excelência, como o IMPA Tech, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a USP (Universidade de São Paulo), oferecem processos seletivos voltados a estudantes premiados em olimpíadas científicas, valorizando o desempenho e o potencial dos premiados com medalhas nacionais.