O MEC (Ministério da Educação) divulgou o cronograma das inscrições para o processo seletivo do PEC-G (Estudantes-Convênio de Graduação) e PEC-PLE (Português como Língua Estrangeira) para o ano letivo de 2026.
O PEC-G tem o objetivo de formar estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação, mestrado e doutorado em instituições brasileiras. Já o PEC-PLE é um curso preparatório de português para candidatos ao PEC-G que ainda não possuem proficiência suficiente no idioma e que desejam acompanhar as aulas nas universidades.
A lista de instituições participantes e informações sobre os cursos oferecidos, incluindo modalidade de graduação, campi, semestre de ingresso e número de vagas estão disponíveis para consulta.
Os selecionados simultaneamente para o PEC-G e o PEC-PLE, que realizarão em 2026 o curso de curso de português como língua estrangeira e cultura brasileira, ocuparão vagas de graduação em 2027, desde que obtenham o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).
Já os selecionados que tenham apresentado comprovante de proficiência em língua portuguesa válido no ato da inscrição iniciarão a graduação em 2026.
Poderá se inscrever no processo seletivo 2025 dos programas, para ingresso em 2026, o estrangeiro que:
- Não tenha, na data de inscrição, dupla nacionalidade brasileira nem direito à nacionalidade brasileira;
- Seja nacional de país participante do PEC, residente no exterior e não seja portador de qualquer tipo de visto ou autorização de residência para o Brasil, exceto visto de turista;
- Tenha no mínimo 18 anos completos até 1º de janeiro de 2026;
- Apresente Termo de Responsabilidade Financeira firmado pelo responsável financeiro que garanta o custeio de suas despesas no Brasil ao longo de todo o período de estudos;
- Firme Termo de Compromisso em que se comprometa a cumprir as regras do programa;
- Comprove conclusão do nível equivalente ao Ensino Médio, em país que não seja o Brasil;
- No caso de candidato que deseje concorrer exclusivamente ao PEC-G para ingresso em curso de graduação ainda em 2026, apresente, até data estipulada no calendário deste processo seletivo, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), ou certificado de nível intermediário em curso de língua portuguesa ministrado por unidade da rede do Instituto Guimarães Rosa (IGR).
Inscrições
As inscrições para os processos seletivos do PEC-G e PEC-PLE 2025 (ingresso em 2026) são gratuitas. Para se inscrever, o candidato deverá primeiramente preencher o formulário de pré-inscrição. Em seguida, será necessário apresentá-lo, no período de 4 a 25 de julho de 2025, à representação diplomática ou consular brasileira onde realizará a inscrição, com os documentos indicados no edital.
Participam do projeto países da África, da América Latina e do Caribe, da Ásia e da Oceania, e da Europa.
Resultado
O resultado final estará disponível a partir de 27 de outubro de 2025. Vale destacar que a seleção do candidato não garante a entrada no Brasil, sendo imprescindível a tramitação e obtenção do visto apropriado para ingresso no país.