A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), segue um cronograma fixo para aplicação da vacina BCG, importante imunizante que protege contra formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. E neste dia 1º de julho, Dia da Vacina BCG, a Semus divulga o cronograma do mês.
A vacinação ocorre em dias e locais específicos, de forma planejada para garantir a melhor utilização dos frascos e evitar perdas de doses. Isso porque cada frasco da BCG contém 20 doses e, depois de aberto, tem um prazo de validade curto, de apenas seis horas.
Confira o cronograma semanal:
Terça-feira (8h às 12h): USF Arse 82 (806 Sul)
Quarta-feira (8h às 12h): USF Francisco Júnior Arse 41 (403 Sul)
Quinta-feira (13h às 17h): USF Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I)
Sexta-feira (13h às 17h): USF Deise de Fátima Araújo de Paula Arse 13 (108 Sul)
A escolha desses horários e locais segue critérios técnicos para evitar o desperdício de doses e garantir que um número máximo de crianças seja vacinado em cada abertura de frasco.
Público-alvo
A BCG é indicada principalmente para crianças ao nascer, de preferência ainda nas primeiras semanas de vida. No entanto, ela segue disponível para todas as crianças menores de cinco anos que ainda não tenham sido vacinadas.
A Semus orienta os pais de prematuros com peso inferior a dois quilos para que aguardem até a criança atingir esse peso mínimo antes de receber a dose. Além disso, a imunização é contraindicada em casos de baixa imunidade e em recém-nascidos cujas mães tenham usado medicamentos durante a gestação que possam ter comprometido o sistema imunológico do bebê.