Nesta segunda-feira (16/6) deu-se início à 2ª Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I). O evento ocorre nos dias 16, 17 e 18 de junho e está sendo realizado em Salvador, na Bahia.
O evento, promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação-Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (Cored), e em parceria com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), segue até o dia 18 de junho com foco no fortalecimento da indústria, do comércio e das relações de consumo no Brasil, através da atuação conjunta do Instituto com os órgãos delegados em todo o país.
A solenidade de abertura representou o reconhecimento e o apoio institucional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) à Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). Estiveram presentes o ministro do MDIC em exercício, Márcio Elias Rosa; o presidente do Inmetro, Márcio André Brito; o chefe de gabinete da vice-presidência da República e do MDIC, Pedro Guerra; o secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira Lima; a secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andréa Macera; além de dirigentes dos 24 Órgãos Delegados, superintendentes do Inmetro, membros da Diretoria Executiva e representantes de instituições municipais e estaduais.
Também participaram o superintendente do Inmetro no Rio Grande do Sul, Omer Pohlmann; o representante da cidade de Salvador, Randerson Leal; o presidente do Comitê Gestor dos Órgãos Delegados e Superintendências (CGDIS) e presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), Eliel Gama; e o presidente do Ibametro, Tales Dourado.
A Plenária, que ficou quase uma década sem ocorrer até ser retomada em 2024, marca um momento estratégico de alinhamento institucional, consolidação das ações da RBMLQ-I e reafirmação do papel do Inmetro no desenvolvimento econômico e na proteção da sociedade.
Ao longo do evento, foram debatidas estratégias para aprimorar os setores envolvidos, avaliadas as ações da atual gestão, do presidente Márcio André Brito, e discutido o planejamento de iniciativas concretas até o final de 2025.
Destacou-se a importância do encontro como espaço fundamental para alinhar esforços, estabelecer diretrizes e reafirmar o compromisso com o crescimento econômico e a garantia dos direitos dos consumidores.
Em sua fala, o ministro do MDIC em exercício, Márcio Elias Rosa, destacou o papel estratégico do Inmetro e expressou reconhecimento ao trabalho realizado pela Rede: “O Inmetro é uma instituição essencial para o desenvolvimento econômico do país. Essa liderança tem sido importantíssima e dignifica a missão do Instituto. Esta gestão representa muito bem todos os órgãos delegados e as superintendências nesse trabalho tão relevante”.
Durante sua fala, Márcio André Brito destacou a relevância institucional do momento. “Termos a participação da cúpula do MDIC nos deixa muito orgulhosos, porque é uma demonstração e um reconhecimento do trabalho de todo o Sistema Inmetro ao longo da nossa gestão. Se hoje nós conseguimos alcançar os resultados no trabalho da atividade delegada, é porque temos a participação e o apoio do governo federal”, afirmou Brito.
O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, falou sobre a missão de receber a Plenária: “Para o Ibametro, é motivo de grande orgulho ser anfitrião de um evento dessa relevância. Reafirmamos nosso compromisso sólido com o compartilhamento de boas práticas, o desenvolvimento técnico e o fortalecimento institucional do nosso trabalho como órgão delegado”, ressaltou o diretor-geral.
O chefe de gabinete Pedro Guerra ressaltou que recentemente o Inmetro retomou a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ): “A iniciativa, que marcou os 50 anos da instituição, conta com a participação de dez ministérios e da sociedade civil, em um grande esforço pela modernização da metrologia no Brasil, liderado pelo Inmetro”.
Ainda acerca da ENIQ, a Secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andréa Macera, destacou o horizonte de dez anos e metas claras da Estratégia, reforçando o papel fundamental da RBMLQ-I para garantir segurança aos consumidores e competitividade às empresas: “O nosso trabalho é para reduzir desigualdades regionais, promover a inovação, melhorar o acesso a mercados e capacitar profissionais. Nosso desafio é colocar o Brasil entre os 10 primeiros no ranking global de infraestrutura da qualidade”, concluiu Macera.
Presença da Agência de Metrologia no evento
Ronan Dorneles de Sousa, presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Inmetro, participa do evento junto com diretor administrativo Anderson Justino, com o assessor jurídico Glauber Santos e com o técnico em Metrologia Jailes Oliveira. “Para nós, do Tocantins, é um momento ímpar participar de um encontro tão importante que reforça a atuação do Inmetro e a sua relevância para a sociedade, beneficiando empresários e consumidores, bem como alinhar as ações futuras. Em breve, inauguramos a sede própria da Agência de Metrologia, uma grande conquista para o nosso Estado”, aponta o gestor.