quarta-feira, 30 de julho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Após nota pública do Sindjor, Governo promove exoneração na Diretoria de Comunicação

Na nota, o Sindjor-TO indagou sobre quais critérios nortearam a nomeação para de pessoa sem formação superior na área para o cargo de diretor; a exoneração está no Diário Oficial desta sexta, 13

t1 Noticias por t1 Noticias
14/06/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Após nota pública do Sindjor, Governo promove exoneração na Diretoria de Comunicação

Crédito: Dennis Tavares/arquivo SSP/TO

CompartilharCompartilhar

Após nota pública do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor-TO) para questionar nomeação de profissional não formado para ocupar o cargo de diretor de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), o Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, 13, o ato de exoneração do profissional.

Entenda o caso

ARTIGOSRELACIONADOS

Governo do Tocantins promove oficina de planejamento das ações de prevenção e combate ao fogo no Parque Estadual do Cantão

Governo do Tocantins promove oficina de planejamento das ações de prevenção e combate ao fogo no Parque Estadual do Cantão

30/07/2025
Procon Tocantins encontra variação de até 111% nos preços das carnes em Araguaína

Procon Tocantins encontra variação de até 111% nos preços das carnes em Araguaína

30/07/2025

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins (Sindjor-TO) divulgou nota pública na manhã desta sexta-feira, 13, para manifestar a estranheza da entidade quanto as mudanças realizadas na Diretoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), as quais resultaram na nomeação de uma pessoa sem formação superior em jornalismo ou em qualquer outra área da Comunicação Social. 

Conforme a presidente do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, “tal ato é totalmente contraproducente e seus impactos são deletérios, na medida em que contribui para a desvalorização da profissão de jornalista, compromete a eficiência da comunicação pública e configura-se como afronta flagrante à profissionalização do atendimento ao cidadão no serviço público”.

Para o Sindjor, ao subtituir um profissional qualificado por outro que sequer tem curso superior na área e não conhece os códigos da profissão, a SSP/TO revela que não possui em seu planejamento estratégico plano de ação do setor de comunicação e não tem visão estratégica comunicacional. Em razão disso, o Sindjor quer saber o que subsidiou a substituição na Diretoria de Comunicação da SSP/TO; quais critérios foram considerados para nomear como diretor uma pessoa sem formação superior na área e sem registro profissional em meio a tantos profissionais formados e registrados no Tocantins. 

O Sindjor observa que, mesmo que o titular da SSP/TO alegue que o ato de nomeação é privativo do Governador, sabe-se que o chefe do executivo baseia suas decisões em informações que lhes são passadas por seus auxiliares. “Veja, estamos nos referindo ao mesmo governador que sempre foi receptivo às causas dos jornalistas profissionais e que regulamentou, em 2023, a carga horária dos jornalistas e repórteres fotográficos concursados. Portanto, é difícil crer que tenha partido dele a ideia de ignorar os diversos atributos que um profissional da comunicação deve ter para assumir a chefia da Diretoria de Comunicação da SSP/TO”, aponta a nota. 
 


 O Sindjor-TO arremata a nota, assinalando que, em que pese as ingerências e desmandos, a entidade se manterá firme e atuante na defesa da atuação do jornalismo profissional no serviço público, como forma de preservar a qualidade da informação que chegará à população; e solicita a revisão do ato de forma a nomear um profissional formado e registrado no cargo de diretor de Comunicação da SSP/TO.

Confira abaixo a íntegra da Nota Pública do Sindjor-TO:
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) recebeu com estranheza as mudanças realizadas na diretoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SPP/TO) nesta última semana, que resultou na nomeação de uma pessoa sem formação superior em jornalismo ou em qualquer outra área da comunicação social, ao cargo de diretor do setor. Tal ato é totalmente contraproducente e seus impactos são deletérios, na medida em que contribui para a desvalorização da profissão de jornalista, compromete a eficiência da comunicação pública e configura-se como afronta flagrante à profissionalização do atendimento ao cidadão no serviço público.
 


A opção por substituir um profissional com formação acadêmica, experiência profissional comprovada, detentor de conhecimento técnico-científico e com base ética consolidada, por um trabalhador que não tem curso superior na área, tampouco experiência com os códigos da profissão, só pode revelar duas coisas: 1 – A SSP/TO não possui, em seu planejamento estratégico, plano de ação do setor de comunicação que contemple tanto tarefas rotineiras quanto capacidade de respostas à situações de crise e atendimento à imprensa; ou 2 – A SPP/TO possui visão estratégica comunicacional, entretanto, optou por, arbitrariamente, atropelar suas diretrizes por supor que o marketing de redes sociais pode sobrepor-se ao conjunto de ações e ferramentas da comunicação integrada, devidamente geridas por profissionais formados na área de comunicação social e, historicamente, assumidos por jornalistas graduados e registrados.


 
O Sindjor/TO quer saber: qual desses dois contextos subsidiou a substituição na Diretoria de Comunicação da SSP/TO? Quais critérios foram considerados para nomear como diretor, uma pessoa sem formação superior e registro profissional em meio a tantos profissionais formados e registrados no Tocantins?


 
Vivemos em um momento crucial da democracia brasileira, no qual os poderes constituídos debatem a regulamentação das redes sociais e a criminalização da criação e difusão de fakes news. Não é possível que órgãos públicos não tenham em seus departamentos de comunicação, em funções operacionais e em cargos de gestão, profissionais formados e registrados, devidamente hábeis em responder aos desafios que o próprio setor de comunicação impõe, não só no atendimento das demandas internas do órgão, mas, principalmente, no atendimento à população e aos profissionais da imprensa.


 
Mesmo que o titular da SSP/TO alegue que o ato de nomeação é privativo do Governador, sabe-se que o chefe do executivo baseia suas decisões em informações que lhes são passadas por seus auxiliares. Veja, estamos nos referindo ao mesmo governador que sempre foi receptivo às causas dos jornalistas profissionais e que regulamentou, em 2023, a carga horária dos jornalistas e repórteres fotográficos concursados. Portanto, é difícil crer que tenha partido dele a ideia de ignorar os diversos atributos que um profissional da comunicação deve ter para assumir a chefia da Diretoria de Comunicação da SSP/TO. 


 
Vale lembrar, que a criação de cargos comissionados de assessoria de comunicação e diretoria de comunicação nos órgãos públicos, bem como, de cargos de carreira de jornalistas e repórteres fotográficos, é fruto da luta sindical, com o objetivo de promover uma comunicação pública profissional e eficiente. E esse é mais um ponto que surpreende o Sindjor-TO, considerando que o titular da SSP/TO adveio das fileiras do sindicalismo e que, após se tornar gestor, ignore demandas sindicais manifestadas para si, enquanto secretário de Estado, como o deste caso em questão.


 
Em que pese as ingerências e desmandos, o Sindjor-TO mantém-se firme e atuante na defesa da atuação do jornalismo profissional no serviço público, como forma de preservar a qualidade da informação que chegará à população. Portanto, pleiteia-se mais uma vez, e agora, de forma pública, que o ato seja revisto e que haja a nomeação de um profissional formado e registrado no cargo de diretor de Comunicação da SSP/TO.


 
Palmas, 12 de junho de 2025
 
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins

Anterior

Delegado Regional de Paraíso do Tocantins é homenageado na Câmara de Vereadores pelo trabalho da Polícia Civil

Próximo

Festival do Cerrado será realizado neste sábado, 14, em Caseara

Próximo
Festival do Cerrado será realizado neste sábado, 14, em Caseara

Festival do Cerrado será realizado neste sábado, 14, em Caseara

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins promove oficina de planejamento das ações de prevenção e combate ao fogo no Parque Estadual do Cantão

30/07/2025
Tocantins

Procon Tocantins encontra variação de até 111% nos preços das carnes em Araguaína

30/07/2025
Tocantins

Naturatins informa sobre novo fluxo para licenciamento ambiental em Unidades de Conservação

30/07/2025
Tocantins

Governo do Tocantins promove visita de embaixadores suíços ao Jalapão com foco em cultura e turismo sustentável 

30/07/2025
Tocantins

Em evento da Unitins, governador Wanderlei Barbosa reforça entrega do novo câmpus em Dianópolis para novembro e obras em Augustinópolis

30/07/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Volátil, cacau fecha com preços em queda na bolsa de Nova York

30/07/2025
Agricultura e Pecuária

Tarifaço de Trump: setores do agro do Brasil reagem ao aumento das tarifas

30/07/2025
Política

Após Lei Magnitsky, Eduardo articula sanções contra Moraes na Europa

30/07/2025
Política

Ala do STF defende acionar tribunais internacionais contra sanções a Moraes

30/07/2025
Política

AGU diz que sanção dos EUA a Moraes é inaceitável e promete reação

30/07/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Volátil, cacau fecha com preços em queda na bolsa de Nova York
  • Tarifaço de Trump: setores do agro do Brasil reagem ao aumento das tarifas
  • Após Lei Magnitsky, Eduardo articula sanções contra Moraes na Europa

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Volátil, cacau fecha com preços em queda na bolsa de Nova York

Volátil, cacau fecha com preços em queda na bolsa de Nova York

30/07/2025
Tarifaço de Trump: setores do agro do Brasil reagem ao aumento das tarifas

Tarifaço de Trump: setores do agro do Brasil reagem ao aumento das tarifas

30/07/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.