A Prefeitura de Gurupi, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente e da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), participou de reunião com órgãos fiscalizadores e o Sindicato Rural de Gurupi na manhã desta segunda-feira, 22, visando alinhar as medidas para evitar maus-tratos aos animais durante a Cavalgada da Exposição Agropecuária da cidade, que será realizada no próximo domingo, 28. Na oportunidade foi assinado um termo de cooperação para reforçar as ações de fiscalização e estratégias de preservação dos animais e do meio ambiente.
Além da Prefeitura e do Sindicato Rural, a reunião contou com representantes do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Naturatins e das oito comitivas que participarão do evento.
Seguindo a Recomendação do Ministério Público, o termo traz uma série de medidas como disposição de pontos de água e comida para os animais durante o trajeto; proibição de uso de esporas pontiagudas, embocaduras agressivas e chicotes excessivamente pesados ou com pontas afiadas; proibição de excesso de peso além do que os animais podem suportar; proibição de jornada exaustiva; proibição do uso fogos de artifício em conformidade com a Lei Municipal nº 2.572/2022; proibição de maus-tratos, negligência e abandono do animal no trajeto ou após o evento.
Quanto à saúde dos animais, também têm medidas como atestado de sanidade animal e exames de anemia infecciosa e Mormo; não permitir a participação de animais que apresentem doenças, deficiência física ou ferimento. Além disso, veterinários do Sindicato Rural e dos órgãos fiscalizadores estarão atuando durante todo o trajeto, vistoriando o andamento e prestando atendimento em caso de necessidade.
O termo também traz medidas com relação ao meio ambiente, como garantir o descarte adequado de resíduos gerados durante a Cavalgada, como latinhas, garrafas e lixo em geral. Além disso, também evitar a entrada e circulação de animais em áreas de preservação ambiental.
O diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, destacou que a parceria entre os órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir um evento sem danos aos animais e ao meio ambiente. “A iniciativa é de prevenção e temos contado com a colaboração de todos os órgãos. É muito importante esse momento para alinharmos as estratégias e evitarmos que no decorrer do evento a gente tenha ocorrências que causem danos aos animais. Então traçamos aqui uma série de recomendações e responsabilidades para contribuir para o sucesso da Cavalgada”, destacou.
O presidente do Sindicato Rural, João Victor Stival, reforçou sobre a importância do alinhamento das medidas visando a segurança dos animais e de todos os participantes e espectadores durante a Cavalgada. “Foi uma reunião muito produtiva de alinhamento para a Cavalgada. Estamos em harmonia com todos os órgãos para que o evento ocorra da forma mais organizada e segura possível, tanto para os animais, quanto para os humanos. A gente pede para população para que contribua com os órgãos de fiscalização e também com a organização para a segurança de todos”, comentou.
O comandante do 4º BPM, Ten. Cel. Wesley Costa, ressaltou o papel da Polícia Militar para a garantia da segurança no evento e destacou o apoio da população. “A PM tem papel primordial para garantir a segurança do evento, mas quero pedir para que a população aproveite o evento para festejar e contribua para evitar baderna ou desorganização, pois estaremos fiscalizando todo o trajeto para garantir um evento festivo, seguro, tranquilo e com respeito aos animais, contem com o apoio da Polícia Militar”, disse.O representante da Comitiva Selaria Tocantins, Romilson Castro, destacou a importância da reunião para esclarecer aos participantes sobre o que será permitido e o que será proibido. “Muito importante esse momento para clarear as ideias, esclarecermos as dúvidas e sabermos o que podemos e o que não podemos fazer para contribuir com o evento, nós queremos que seja uma bela Cavalgada para que fique na história”, afirmou.
Comentários sobre este post