segunda-feira, 9 de junho de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Política

Em Israel, governador Wanderlei Barbosa fortalece relações internacionais e é recebido pelo presidente Isaac Herzog

Governador participa de agendas diplomáticas, institucionais e técnicas com foco em inovação, agricultura e cibersegurança

Ascom por Ascom
09/06/2025
em Política
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Em Israel, governador Wanderlei Barbosa fortalece relações internacionais e é recebido pelo presidente Isaac Herzog

Governador Wanderlei Barbosa destacou a satisfação em participar da missão oficial em Israel, ressaltando a importância do fortalecimento das relações internacionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins está em missão oficial em Israel, representado pelo governador Wanderlei Barbosa e pela primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. A equipe conta ainda com o secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Hiram Gomes; além dos deputados estaduais Claudia Lelis e Marcos Marcelo, que representam a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). 

ARTIGOSRELACIONADOS

Bolsonaro pode ser preso após réu? Entenda o passo a passo no STF

Defesa diz que Bolsonaro não ficará em silêncio durante depoimento ao STF

09/06/2025
PF quer encerrar hoje relatório sobre falsificação em cartão de vacinação

Aliados de Cid supõem motivos para ex-auxiliar de Bolsonaro ter delatado

09/06/2025

A missão faz parte da agenda oficial do Consórcio Brasil Central (BrC), que ocorre de 7 a 14 de junho, e conta com a participação de delegações do Distrito Federal, de Goiás, do Mato Grosso do Sul e de Rondônia — este último representado pelo governador Marcos Rocha.

Neste domingo, 8, a equipe tocantinense foi recebida pelo presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog, e sua esposa, Michal Herzog, na residência oficial em Jerusalém. Durante o encontro, as delegações apresentaram as potencialidades de seus respectivos países, reforçando os laços de cooperação internacional.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a satisfação em participar da missão oficial em Israel, ressaltando a importância do fortalecimento das relações internacionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Tocantins.

“Fomos recebidos pelo presidente e pela primeira-dama do país, que deram toda a atenção à comitiva brasileira. Tratamos de tecnologia, de crescimento econômico, de políticas internacionais, mas, claro, o mais importante: aquilo que buscamos. Queremos produzir mais utilizando menos água, preservando o meio ambiente de maneira sustentável. E Israel é um exemplo desse crescimento. Todas as suas pesquisas vão ao encontro daquilo que buscamos. Por isso, estamos aqui”, ressaltou.

A equipe tocantinense também esteve no Ministério das Relações Exteriores de Israel, onde participou de uma apresentação sobre as relações diplomáticas e comerciais entre Israel e os países da América Latina, além de dialogarem sobre as relações bilaterais históricas entre Israel e o Brasil.

Nos próximos dias, a programação da missão segue com visitas técnicas e institucionais em diversas cidades israelenses. Na área agrícola, o secretário Jaime Café participará de uma visita ao Kibutz Zikim, acompanhando uma atividade de campo com o coordenador de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura de Israel, Daniel Werner. O foco será a troca de experiências sobre inovação no campo e práticas de agricultura familiar.

Jaime Café destacou a relevância da missão para o setor produtivo tocantinense, especialmente diante dos desafios enfrentados em regiões com escassez hídrica e solos degradados. Segundo o secretário, visitar Israel é como mergulhar em uma verdadeira universidade da inovação agrícola mundial.

“O que mais me impressiona em Israel é como eles conseguem produzir alimentos de qualidade mesmo enfrentando escassez de água, solos pobres e clima desafiador. Imaginem o que podemos aprender com essa experiência! A ideia é criar uma ponte de conhecimento que beneficie os produtores brasileiros, especialmente aqueles que enfrentam condições mais difíceis”, avaliou.

O secretário Jaime Café também ressaltou sua expectativa para o Painel sobre Tecnologias Agrícolas, previsto para quinta-feira, 12, onde será possível conhecer inovações desenvolvidas para superar limitações naturais e tornar a agricultura mais produtiva e resiliente às mudanças climáticas.

Já o presidente da ATI, Hiram Gomes, representará o Tocantins em agendas voltadas à cibersegurança, incluindo encontros com a autoridade Nacional de Segurança Cibernética, a Equipe de Resposta a Emergências Cibernéticas (Cert) e a Diretoria Nacional Cibernética de Israel (INCD). Para ele, a missão representa uma oportunidade estratégica para implementar no Tocantins as tecnologias mais avançadas do mundo, com inspiração no modelo israelense de inovação desenvolvido com recursos limitados.

“Nosso objetivo é claro: estabelecer parcerias concretas que transformem o estado em referência de inovação na Região Norte, atraindo investimentos, empresas de tecnologia e gerando oportunidades para nossa população. Vamos posicionar o Tocantins no mapa da transformação digital brasileira”, afirmou.

O objetivo da missão oficial é promover o intercâmbio técnico e institucional com um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo. A iniciativa contempla setores estratégicos como segurança pública, saúde, desenvolvimento social, agricultura e tecnologia, com agendas em Tel Aviv, Jerusalém e outras localidades.

O secretário-executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, destacou o valor estratégico do convite feito pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel para a missão dos estados membros do BrC. Ele também falou em nome do presidente do Consórcio, governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao ressaltar o papel da missão internacional para os estados brasileiros.

“Acredito que esta visita a Israel representa exatamente o que o Consórcio Brasil Central defende: a valorização das potencialidades e a busca por soluções inovadoras. Israel é um exemplo de nação que continua criando e superando desafios por meio da tecnologia”, pontuou.

Anterior

Em Paraíso, Polícia Civil do Tocantins conclui inquérito sobre colisão entre motos que vitimou jovem 

Próximo

Ação da Prefeitura de Palmas e da ONG Love Together Brasil beneficia 1500 pessoas na Capital

Próximo
Ação da Prefeitura de Palmas e da ONG Love Together Brasil beneficia 1500 pessoas na Capital

Ação da Prefeitura de Palmas e da ONG Love Together Brasil beneficia 1500 pessoas na Capital

LEIA TAMBÉM

Palmas

APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

09/06/2025
Segurança

Polícia Civil do Tocantins indicia duas mulheres por falsa acusação de estupro de vulnerável em Ponte Alta do Tocantins

09/06/2025
Segurança

Em Alvorada, Polícia Civil prende foragido da Justiça por tráfico de drogas

09/06/2025
Tocantins

Naturatins divulga chamamento para audiência pública sobre revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão

09/06/2025
Palmas

Diego Ribas ministra seminário em Palmas com lições de liderança e superação

09/06/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Escutas públicas para discutir aplicação da recurso federais no setor cultural se encerram nesta semana

09/06/2025
Tocantins

Agência de Metrologia realiza Operação Festa Junina e orienta consumidores sobre o que é importante observar ao comprar produtos típicos que são pré-embalados

09/06/2025
Tocantins

Amélio Cayres participa da 35ª Cavalgada de Araguaína e destaca PL quecria Região Metropolitana

09/06/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas reforça importância da vacinação em pets no Dia Nacional da Imunização

09/06/2025
Tocantins

SSP/TO realiza abertura da 44ª edição do Curso de Business Intelligence aplicado à Segurança Pública

09/06/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Escutas públicas para discutir aplicação da recurso federais no setor cultural se encerram nesta semana
  • Agência de Metrologia realiza Operação Festa Junina e orienta consumidores sobre o que é importante observar ao comprar produtos típicos que são pré-embalados
  • Amélio Cayres participa da 35ª Cavalgada de Araguaína e destaca PL quecria Região Metropolitana

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Escutas públicas para discutir aplicação da recurso federais no setor cultural se encerram nesta semana

Escutas públicas para discutir aplicação da recurso federais no setor cultural se encerram nesta semana

09/06/2025
Agência de Metrologia realiza Operação Festa Junina e orienta consumidores sobre o que é importante observar ao comprar produtos típicos que são pré-embalados

Agência de Metrologia realiza Operação Festa Junina e orienta consumidores sobre o que é importante observar ao comprar produtos típicos que são pré-embalados

09/06/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.