Como forma de mostrar a identidade e os diferentes pontos de vista quanto aos principais desafios e conquistas do Sistema Socioeducativo do Tocantins (SSE), foi lançado nesta quarta-feira, 4, o primeiro livro em formato de crônicas, “Um Sistema, Vários Olhares”, como parte da programação do Fórum Nacional dos Gestores do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), que ocorre pela primeira vez no Estado. A obra literária é de autoria da agente socioeducativo e jornalista que atua na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Márcia Rosa Silva, e da Agente Especialista em psicologia, Rute Andrade.
O memorial aborda diferentes vieses dos atores que integram o Sistema, destacando os principais desafios, além dos avanços e pontos positivos. A obra literária reforça também que o Sistema funciona como uma rede de colaboração que depende da percepção e atuação de áreas distintas, que juntas, somam forças para que jovens e adolescentes que cumprem medida, sejam reinseridos na sociedade com a garantia de seus direitos.
A abordagem das autoras no livro-reportagem foi por meio de entrevistas que tiveram como protagonistas, representantes dos poderes, agentes, jovens e adolescentes, gestores e rede de apoio.
O lançamento ocorreu durante o relato de experiências, que contou com a presença da chefe do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Savya Maranhão, gestor do Sistema Socioeducativo de Roraima, Hugo Vissoto, gerente do Sistema Socioeducativo, Jardel Alves, e, autora do livro, Márcia Rosa. A intermediação foi realizada pelo agente especialista socioeducativo em Psicologia e gerente de Promoção da Primeira Infância da Superintendência de Administração dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanilson Silva.
Para a escritora Márcia Rosa, a intenção é proporcionar um mergulho na causa, e não somente na consequência do que leva os adolescentes e jovens a entrarem no SSE. “O Sistema Socioeducativo ainda é desconhecido pela sociedade, e o livro reportagem aborda sobre o papel da socioeducação tão complexa, meticulosa e ao mesmo tempo desconhecida. Como toda história tem diversas versões, o livro traz relatos da trajetória desse Sistema e das famílias dos jovens que cumprem medidas. Tudo explanado em forma de crônicas, dando voz a todos que atuam direta e indiretamente na execução da medida socioeducativa, bem como, no antes e no pós-medida”, explicou.
O livro está em formato de e-book disponível no site da Seiju e é uma oportunidade para que a comunidade conheça, de forma dinâmica e sensível aos diversos olhares, a atuação do SSE.