segunda-feira, 30 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Agência de Metrologia verifica mais de 450 bombas medidoras de combustível em maio

Instrumento mede o volume de litros com a finalidade verificar se o equipamento está abastecendo corretamente e de acordo com a quantidade de combustível indicada

Ascom por Ascom
03/06/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

Cejane Borges / Governo do Tocantins

Permanentemente, a equipe técnica da área de Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), fiscaliza as Bombas Medidoras de Combustível – seja em Verificação Periódica e Pós Reparo. A ação faz parte do rol de atribuições da pasta enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atendendo às portarias que determinam, entre outros pontos, a metragem regulatória das mangueiras.

ARTIGOSRELACIONADOS

Fotos: Divulgação SecMulher/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins leva Caravana da Mulher a Marianópolis e soma 754 atendimentos em comunidades rurais

30/03/2026
Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca o avanço do Estado na oferta de serviços públicos digitais e os investimentos realizados na modernização da gestão (Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Com ações de transformação digital do Estado, Tocantins figura entre os 10 melhores do país em serviços públicos on-line

30/03/2026

Durante o mês de maio, os técnicos da área de instrumentos da Agência de Metrologia inspecionaram os postos de combustível para a verificação metrológica das bombas medidoras e para os procedimentos de ensaios, em que são conferidos se o volume de combustível medido pelas bombas e se a mangueira, o painel, o bico, o eliminador de ar e gás, o plano de selagem, a lâmpada e os dispositivos de bloqueio estão em conformidade com as portarias regulatórias do Inmetro. Foram verificadas 452 bombas medidoras em Palmas, Araguaína, Gurupi, Formoso do Araguaia e Colinas do Tocantins.

O presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, destaca que as ações fiscalizatórias visam a harmonia nas relações de consumo. “O consumidor deve sempre estar atento ao abastecer. As bombas de combustível devem ostentar o Selo do Inmetro, que significa que o instrumento de medir foi inspecionado e que está dentro dos padrões de consumo, assegurando à população que o produto tem qualidade e segurança necessária”, destaca o gestor da pasta.

Bomba de Combustível é um instrumento de medir

Ao visitar um posto de combustível, os agentes metrológicos da AEM verificam se os equipamentos estão identificados com lacres e com o Selo Subsequente do Inmetro, que assegura que está tudo dentro dos marcos regulatórios. É importante informar que o selo é sempre subsequente, ou seja, os estabelecimentos recebem a visita em 2025 e contam com a identificação no selo de 2026.

Durante a visita, todos os bicos de todas as bombas são verificados e realizados ensaios metrológicos nos três tipos de combustível: diesel, etanol e gasolina. Compete à Agência de Metrologia verificar as medidas de volume, ou seja, conferir se um litro de combustível tem o volume real de um litro, verificando assim se o valor a ser pago confere com o valor que está sendo entregue. Além disso, os técnicos metrológicos também observam o estado geral dos equipamentos das bombas medidoras. “Nas ações fiscalizatórias, a equipe técnica da Agência verifica as condições do instrumento e se existe algum tipo de vazamento que possa vir a colocar em risco tanto a estrutura do posto de combustível, como a vida da equipe de pessoas que trabalha no local, e ainda a comunidade ao redor do estabelecimento”, destaca o presidente da pasta.

Consumidor deve estar atento ao abastecer o veículo

Toda bomba medidora de combustível verificada deve ter a marca oficial do Inmetro. É importante que o consumidor esteja sempre atento à cor do lacre: na cor amarela indica que estão verificados e próprios para uso – o azul indica que o equipamento sofreu reparos em oficina permissionária autorizada e está aguardando nova visita técnica da Agência de Metrologia.

– Antes de abastecer, verifique se o volume de litros e total a pagar estão marcando zero na bomba.

– Confira o valor final, multiplicando a quantidade de litros fornecida e o preço por litro.

– Acompanhe o processo de abastecimento do seu início ao fim.

– Procure sempre estacionar próximo à bomba medidora de combustível, pois facilitará a sua visão na hora de conferir a quantidade que está sendo colocada e o valor que está sendo cobrado.

– As bombas medidoras de combustíveis multiplicam o volume de gasolina, etanol ou diesel liberado para os tanques dos veículos pelo valor unitário do litro do combustível. O resultado é a quantia a ser paga pelo consumidor. Verifique-o sempre.
– Todo posto revendedor de combustível tem, obrigatoriamente, que possuir uma medida de capacidade de 20 litros devidamente verificada pela AEM, que deverá ser usada em caso de dúvida na hora do abastecimento.

– Vale ressaltar que não é da competência da Agência de Metrologia a fiscalização da qualidade do combustível.

Anterior

Maio Amarelo 2025: Governo do Tocantins impacta quase 40 mil pessoas com ações de educação no trânsito

Próximo

Governo do Tocantins realiza ação de vigilância e prevenção da Influenza Aviária no Parque Estadual do Cantão

Próximo
A ação de vigilância e prevenção da Influenza Aviária teve início na última segunda-feira, 2, e seguirá até sexta-feira, 6.

Governo do Tocantins realiza ação de vigilância e prevenção da Influenza Aviária no Parque Estadual do Cantão

LEIA TAMBÉM

Palmas

Palmas implanta sistema nacional e moderniza atendimento da Guarda Metropolitana

30/03/2026
Tocantins

Governo do Tocantins realiza Oficina Colomba Pascal de Chocolates, no Case do Taquari

30/03/2026
Tocantins

Mantoan anuncia saída do PSDB e reafirma continuidade do trabalho pelo Tocantins, pela boa política e pelas mulheres

30/03/2026
Brasil

Imposto de Renda 2026: como saber se sua declaração caiu na malha fina

30/03/2026
Saúde

Colírio usa sêmen de porco para tratar câncer ocular em teste

30/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Palmas

Saúde de Palmas se prepara para ofertar novo contraceptivo Implanon na rede pública

30/03/2026
Segurança

Polícia Civil participa de ação educativa em Araguaína sobre venda de bebidas alcoólicas a menores

30/03/2026
Palmas

Palmas lidera ranking de municípios com mais postes abalroados em 2026

30/03/2026
Tocantins

Governo do Tocantins leva Caravana da Mulher a Marianópolis e soma 754 atendimentos em comunidades rurais

30/03/2026
Saúde

Exageros na Páscoa podem impactar a saúde e exigem atenção à alimentação 

30/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Saúde de Palmas se prepara para ofertar novo contraceptivo Implanon na rede pública
  • Polícia Civil participa de ação educativa em Araguaína sobre venda de bebidas alcoólicas a menores
  • Palmas lidera ranking de municípios com mais postes abalroados em 2026

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Semus Palmas

Saúde de Palmas se prepara para ofertar novo contraceptivo Implanon na rede pública

30/03/2026
Fotos -DICOM SSP TO

Polícia Civil participa de ação educativa em Araguaína sobre venda de bebidas alcoólicas a menores

30/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.