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Governo do Tocantins promove formação para professores indígenas selecionados para elaborar material didático para escolas das oito etnias do Tocantins

Serão produzidos três volumes de livros didáticos, específicos na língua materna de cada etnia, contemplando estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.

Ascom por Ascom
29 de maio de 2025
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
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Governo do Tocantins promove formação para professores indígenas selecionados para elaborar material didático para escolas das oito etnias do Tocantins

Os escritores que estão reunidos em Palmas para a formação foram escolhidos por meio de processo seletivo e receberão bolsa auxílio

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Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Fortalecendo a educação escolar indígena no Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deu início às formações que antecedem a produção do material didático para as oito etnias tocantinenses: Apinajé, Awa-Canoeiro, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela e Xerente. O evento ocorre nos dias 28 e 29 de maio, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Campus Graciosa.

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A iniciativa, inédita, consiste na elaboração de material didático específico na língua materna de cada etnia. A ação integra o Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (PROFE Indígena) e atende a uma demanda histórica dos povos indígenas do Tocantins, como destaca o diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves Brito.

“Foram selecionados escritores de cada povo, professores com habilidades e experiência na escrita de material didático voltado para a cultura, a tradição e a língua materna de cada povo. Eles desenvolverão textos relacionados ao modo de vida e aos componentes curriculares de língua indígena, saberes indígenas e cosmologia, que são as disciplinas específicas da educação escolar indígena na rede estadual. Temos, na formação, professores que já são doutores, mestres, que já produziram diversos livros e que agora vêm somar nessa produção tão significativa”, enfatizou Amaré.

Serão produzidos três volumes por povo, totalizando 24 livros, que contemplarão as culturas, tradições e línguas indígenas do Tocantins. O material atenderá estudantes do Ensino Fundamental — anos iniciais e finais — e do Ensino Médio.

Escritores

Os professores escritores foram selecionados por meio de processo seletivo e receberão bolsa-auxílio durante a produção do material. Para eles, poder contribuir com a elaboração desse material pioneiro no Tocantins representa uma grande conquista para os povos indígenas.

“Estamos vivendo um marco histórico para a educação escolar indígena e trazendo as nossas narrativas para os materiais didáticos, na nossa própria língua, fortalecendo a nossa identidade cultural. Isso nos transforma como educadores, como indígenas, e fortalece a nossa cultura ancestral. A educação escolar indígena tem uma importância muito grande, não só de letramento, mas de fortalecimento cultural dos povos indígenas, para a construção de materiais didáticos”, relatou a professora Maria Aparecida Amnhàk Apinajé.

A educadora Jacira Brito Xerente enfatiza que a elaboração dos materiais será essencial para assegurar que os saberes indígenas sejam repassados às futuras gerações, o que antes era feito exclusivamente de forma oral.

“É uma honra poder levar nossos conhecimentos, as histórias e as tradições que serão registradas em nossos livros. Então, a nossa oralidade, a partir de hoje, vai ser escrita, para que todos possam, futuramente, conhecer a nossa identidade que está sendo registrada”, enfatizou a professora Jacira.

Educação escolar indígena

A educação indígena no Tocantins está presente em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs): Gurupi, Pedro Afonso, Miracema, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis e Araguaína. A rede estadual conta com 96 escolas indígenas (além de 38 extensões) e mais de 600 professores, atendendo cerca de 6.300 estudantes pertencentes aos oito povos do Estado.

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