A 78ª edição do Festival de Cannes chega ao fim neste sábado (23), com grandes chances de prêmios para “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho. E uma dessas honrarias pode ser conquistada pelo ator Wagner Moura, que protagoniza o filme.
Uma das apostas da revista Vanity Fair, o ator brasileiro pode levar para casa o prêmio de Melhor de Interpretação Masculina, um feito inédito para o país até então. Anteriormente, apenas Fernanda Torres conquistou a honraria na categoria de atuação feminina, por sua performance em “Eu Sei que Vou Te Amar”, em 1986.
Porém, o ator terá uma disputa acirrada pela frente, com as performances de destaque de Guillaume Marbeck (“Nouvelle Vague”), Aleksandr Kuznetsov (“Two Prosecutors”), e Benicio del Toro (“O Esquema Fenício”).
No ano passado, “Anora”, que também se tornou o vencedor de Melhor Filme no Oscar, levou a Palma de Ouro. Neste ano, 22 filmes competem pelo prêmio máximo, entre eles o brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
O vencedor da Palma de Ouro é escolhido pelo júri, que em 2025 é presidido pela atriz francesa Juliette Binoche e formado por Halle Berry, Payal Kapadia, Alba Rohrwacher, Leïla Slimani, Dieudo Hamadi, Hong Sangsoo, Carlos Reygadas e Jeremy Strong.