quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Universidades com cursos on-line vão fechar? Entenda novo decreto do MEC

Nenhuma graduação poderá ser 100% a distância, instituições terão que passar por adaptações

CNN por CNN
20/05/2025
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Após anunciar as principais mudanças na segunda-feira (19), o governo federal publicou nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), o decreto com as novas regras para a educação a distância (EAD) no ensino superior. 

Desde que as diretrizes foram divulgadas, a principal dúvida que envolve o assunto é: as universidades com cursos on-line, sobretudo as que oferecem somente graduações a distância, terão que fechar? A resposta é não, mas as instituições que ofertam EaD terão que seguir parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e terão o prazo de dois anos para fazer as adaptações necessárias.

ARTIGOSRELACIONADOS

Crédito: Divulgação IFTO

IFTO/Palmas abre inscrição para 87 vagas remanescentes em cursos superiores gratuitos

11/02/2026
Ao todo, a Unitins oferta 16 cursos de pós-graduação, voltados à formação continuada de profissionais graduados (Foto: Nonato Silva/Governo do Tocantins)

Unitins prorroga inscrições para cursos de pós-graduação EaD

10/02/2026

De acordo com o decreto nº 12.456, nenhum curso poderá ser 100% à distância. As atividades devem ser adotadas conforme as modalidades de cursos abaixo:  

  • Presenciais: os cursos de graduação presencial deverão ofertar, no mínimo, 70% de sua carga horária total por meio de atividades presenciais. 
  • Semipresenciais: os cursos de graduação semipresenciais deverão ofertar, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais e ato do Ministro de Estado da Educação, no mínimo 30% da carga horária total do curso por meio de atividades presenciais e 20% da carga horária total do curso em atividades presenciais ou síncronas mediadas. 
  • EaD: os cursos de graduação a distância deverão ofertar, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais e ato do Ministro de Estado da Educação, no mínimo 10% da carga horária total do curso por meio de atividades presenciais e 10% da carga horária total do curso em atividades presenciais ou síncronas mediadas. 

Os cursos de graduação semipresenciais e a distância poderão ser ofertados na sede das instituições de educação superior e nos polos EaD. Já a oferta de cursos de graduação em Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia será realizada exclusivamente no formato presencial. 

Requisitos exigidos para todas as modalidades 

  • Sede com recepção 
  • Secretaria acadêmica 
  • Salas de professores e de coordenadores 
  • Espaço para a realização das atividades 
  • Laboratórios e outros espaços compatíveis com as atividades práticas presenciais dos cursos ofertados 
  • Salas ou ambientes para estudos individuais e coletivos, com disponibilização de acervo bibliográfico físico ou virtual 
  • Equipamentos e dispositivos de acesso à internet e conexão de internet estável e de alta velocidade compatível com o número de usuários 

Infraestrutura obrigatória para polos EaD 

  • Recepção 
  • Sala de coordenação 
  • Salas ou ambientes para estudos individuais e coletivos, compatíveis com as atividades dos cursos ofertados e com o número de estudantes que deverão utilizá-las 
  • Laboratórios e outros espaços formativos compatíveis com as atividades dos cursos ofertados, quando aplicável 
  • Equipamentos e dispositivos de acesso à internet e conexão de internet estável e de alta velocidade, compatível com o número de usuários 

Mudanças serão graduais 

As mudanças necessárias exigidas pelo decreto serão graduais. De acordo com o Ministério da Educação, está previsto um período de dois anos para adaptação dos cursos. 

O credenciamento para a oferta de cursos de graduação será realizado por meio de processo regulatório único. Para a oferta de cursos de graduação nos formatos semipresencial e a distância, o credenciamento exigirá o atendimento de requisitos específicos, que deverão garantir a adequação das metodologias e dos processos de ensino e aprendizagem e da infraestrutura física, tecnológica e de pessoal, na sede e nos polos EaD, com as atividades previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico do Curso. 

É válido mencionar que cada disciplina a distância deve ter pelo menos uma prova presencial, com foco em análise, síntese ou prática. Essa prova deve ser a de maior peso na composição da nota final.  

Estudantes já matriculados em cursos que deixarão de ser oferecidos na modalidade a distância poderão concluí-los no mesmo formato que foi acordado no início do curso. A modalidade EaD é assegurada até a formatura da turma. 

Anterior

Enem 2025: veja todos os temas que já caíram na redação

Próximo

Conselhos de Medicina, Enfermagem, Odonto e OAB comemoram veto a EaD

Próximo

Conselhos de Medicina, Enfermagem, Odonto e OAB comemoram veto a EaD

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins disponibiliza dados ambientais estratégicos para apoiar a gestão dos municípios

11/02/2026
Tocantins

Justiça Federal participa da posse dos novos membros do TRE-TO em Palmas

11/02/2026
Palmas

Espaço Cultural recebe I Afroxé da Capital nesta sexta-feira, 13

11/02/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas reforça operação do transporte coletivo para os quatro dias do Capital da Fé

11/02/2026
Tocantins

 Justiça Federal participa de mutirão e realiza mais de 150 atendimentos gratuito em Araguatins

11/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Miracema

Bloco do “Pezin”: A saudade que ficou!

11/02/2026
Miracema

Prefeitura instala 25 novas lixeiras tipo contêiner em pontos estratégicos da cidade

11/02/2026
Palmas

Coletivo SOMOS articula e garante emendas para o Carnaval de Blocos de Palmas, Taquaruçu e Afroxé

11/02/2026
Tocantins

Procon Tocantins encontra variação de até 251,26% nos preços dos produtos da cesta básica em Gurupi

11/02/2026
Tocantins

Deputados aprovam requerimento para implantação do Corpo de Bombeiros emnovos municípios

11/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Bloco do “Pezin”: A saudade que ficou!
  • Prefeitura instala 25 novas lixeiras tipo contêiner em pontos estratégicos da cidade
  • Coletivo SOMOS articula e garante emendas para o Carnaval de Blocos de Palmas, Taquaruçu e Afroxé

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Divulgação

Bloco do “Pezin”: A saudade que ficou!

11/02/2026
Foto: Divulgação

Prefeitura instala 25 novas lixeiras tipo contêiner em pontos estratégicos da cidade

11/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.