A Polícia Civil, por meio 8ª Delegacia Regional de Dianópolis, participou na manhã desta sexta-feira, 16, do “Curso em Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Violência”, uma iniciativa do Projeto Lírios do Cerrado, desenvolvido pela Escola Tocantinense do SUS (ETSUS). O curso, que reuniu os coordenadores e facilitadores do projeto, aconteceu no auditório da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Dianópolis.
Durante o curso, o delegado-regional e titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Dianópolis), Eduardo Nunes, abordou pontos que são de interesse comum das instituições que compõem a rede de proteção. “Esses momentos são fundamentais para reforçarmos o compromisso que todos nós, que participamos dessa rede de proteção, temos com a garantia dos direitos e da dignidade humana, especialmente mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Quanto mais trabalharmos de forma integrada e articulada, melhor será o desempenho da rede que proporciona a essas vítimas um acolhimento adequado”, destacou o delegado.
O curso iniciou na última segunda-feira, 12, e encerrou nesta sexta-feira, 16. “O objetivo desse curso é qualificar trabalhadores para atenção integral às pessoas em situação de violências, a partir das dimensões do cuidado, que compreende o acolhimento, o atendimento, a notificação e o segmento no âmbito da rede de proteção”, destacou a assistente social da ETSUS, Edilene Borges Marinho.
O projeto Lírios do Cerrado visa fortalecer a atenção integral à pessoa em situação de violência no âmbito da Rede de Atenção à Saúde do SUS no Tocantins. A iniciativa oferece cursos e formações para trabalhadores da rede de saúde e demais atores, com o objetivo de capacitá-los para abordar e combater a violência, com especial foco na prevenção e tratamento de vítimas de violência.