Neste sábado, 17, a partir das 8 horas, a programação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na Agrotins 2025 traz uma apresentação inédita das Cavalhadas de Taguatinga, na Arena dos Tambores. Pela primeira vez, o espetáculo completo será exibido em Palmas, com a participação de 24 cavaleiros que recriam a batalha simbólica entre os exércitos mouros (de vermelho) e cristãos (de azul). Vindos do sudeste tocantinense, os cavalos chegaram na maior feira agrotecnológica da região norte do país nesta sexta-feira, 16.
Com origem medieval de Portugal e trazidas ao Brasil em meados do século XVIII, as Cavalhadas chegaram a Taguatinga em 1936. Após um período de interrupção, foram retomadas em 1997 e hoje são encenadas anualmente durante os festejos de Nossa Senhora D’Abadia. Em 2023, passaram a integrar oficialmente o Calendário Cultural do Tocantins.
Os cavalos chegaram nesta sexta-feira, 16, para a apresentação exclusiva na Agrotins que reúne fé, teatro e cultura popular em uma performance cheia de simbolismo, cores e emoção — uma oportunidade única para o público vivenciar uma das mais ricas manifestações culturais do Tocantins.